Quer saber o que é direito médico?

O direito médico é uma área do direito que tem regras e leis específicas para tratar da matéria que ele cuida: a saúde. Se você quiser aprender um pouco mais sobre este assunto, no Espaço Longeviver serão realizados nos dias 20 e 27 de agosto e 10 de setembro, das 19h às 21h30, um curso a respeito. Inscrições abertas.


Se você, assim como grande número de pessoas, já ouviu a expressão “direito médico” e fica confuso a respeito, vamos tentar esclarecer do que se trata.

O direito brasileiro tem várias áreas de atuação, divididas pelos assuntos tratados por cada uma delas, como por exemplo, e mais comumente conhecido o direito criminal, que cuida dos crimes praticados por aqueles que infringem a legislação penal em vigor.

O direito médico é mais uma destas áreas, só que ainda não tão conhecida assim, que igualmente ao direito penal ou a qualquer área do direito, também tem regras e leis específicas para tratar da matéria que ele cuida: a saúde.

Por essa razão, o direito médico é a área do direito que estuda as questões relacionadas à saúde, motivo pelo qual ele também é conhecido como direito da saúde.

Neste campo do direito são estudadas as questões relacionadas aos pacientes e aos profissionais que atuam na área da saúde, como médicos, dentistas, hospitais, laboratórios, clínicas etc., seja na área pública (SUS) ou na área privada.

Com leis e regras próprias para muitos assuntos, o direito médico (ou direito da saúde) estuda, por exemplo, as questões relacionadas aos planos de saúde, a apuração das responsabilidades de profissionais e estabelecimentos de saúde, direitos e deveres dos pacientes e dos profissionais da área, como devem ser as condutas dos profissionais que nela atuam, como a dos médicos, por exemplo, que devem agir em suas atividades profissionais de acordo com o que determina o Código de Ética da Medicina, dentre tantos outros assuntos.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre este assunto, no Espaço Longeviver serão realizados nos dias 20 e 27 de agosto e 10 de setembro, das 19h às 21h30, três encontros, nos quais serão apresentados e discutidos alguns dos temas desta área que ainda é pouco conhecida para muitos brasileiros.

Faça sua inscrição e seja bem-vindo! O curso destina-se a todos os interessados que se identifiquem com o tema.

Esperamos você!

Serviço
Curso “Direito Médico”
Datas: 20/08, 27/08 e 10/09 (terças-feiras), das 19h às 21h30
Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Junior, 366 – Sala 166 – Vila Guarani (São Paulo). Próximo ao metrô Conceição – Saída D – linha azul.
Contato: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br
Saiba mais e faça sua inscrição: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-direito-medico/


Natalia Carolina Verdi

Natalia Carolina Verdi

Advogada, bacharel em direito pela Universidade São Judas Tadeus, cursou Especialização em Direito Médico, Odontológico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito, Especialização em Direito da Medicina na Universidade de Coimbra, e Mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. É professora convidada de cursos de pós-graduação e palestrante nas áreas do Direito e da Gerontologia. OAB/SP 237.141. E-mail: nvadvogada@gmail.com

nataliaverdi escreveu 26 postsVeja todos os posts de nataliaverdi