Quem são os leitores do Portal do Envelhecimento?

Pesquisa realizada com leitores do Portal do Envelhecimento revela que a maioria tem entre 55 a 60 anos, é do Estado de São Paulo, tem escolaridade elevada, atuam em órgãos públicos e têm interesses por diversos temas que o Portal já trabalha.

Carolina Lucena

 

O Portal do Envelhecimento realizou uma pesquisa recentemente para saber quem são seus leitores e suas principais necessidades a fim de melhor atender seu público. Queremos agradecer a todos, especialmente a cada uma das 346 pessoas que responderam a pesquisa em sua totalidade! Com ela pudemos traçar um perfil representativo do nosso leitor e é com base nesse mapeamento que o Portal selecionará os conteúdos veiculados daqui para frente. Esperamos assim conseguir deixar o Portal cada vez melhor e mais relevante para você, nosso leitor!

Mas, então, quem somos?

Bom, vamos começar com o básico: a maioria dos leitores do Portal é composta por mulheres, e quando a gente diz a maioria, é a maioria mesmo: 88% são mulheres e apenas 12% homens. Poderíamos até falar em “feminização do Portal do Envelhecimento”. Isso só reafirma o que diversos estudos vêm demonstrando: a maior tendência é de termos uma sobrevida maior de mulheres e como quem cuida dessas mulheres também são mulheres, então temos uma grande mulherada envolvida com o longeviver, a começar por nós, a equipe do Portal do Envelhecimento, maioria é mulher.

E quanto as idades?

Em nossa penúltima pesquisa, a maioria tinha entre 45 a 55 anos, mas parece que nossos leitores nos acompanharam nestes últimos anos e envelheceram junto com a gente. A maioria, 19%, tem entre 55 e 60 anos. A segunda maior porcentagem, 17% entre 60 e 65 anos. A terceira maior porcentagem é de 11% e temos duas faixas de idade empatadas, tanto pessoas entre 50 e 55, como pessoas entre 65 e 70. Mas também não podemos ignorar o interesse dos mais jovens na área da longevidade:

De onde são nossos leitores?

O Portal fica feliz em dizer que tem leitores do Brasil inteiro, mas grande parte é do mesmo estado do Portal: 21% dos leitores do Portal do Envelhecimento são do estado de São Paulo, e mais 18% exclusivamente de São Paulo capital. Em seguida temos o Rio Grande do Sul (7%), Minas Gerais (6%), Rio de Janeiro capital (5%), Belo Horizonte (3%), Salvador (3%) e por aí vai… São estados que também concentram maior número de pessoas idosas. Como vocês podem perceber, com exceção de São Paulo as porcentagens são muito pequenas, o que significa que a grande maioria dos nossos leitores (61%) está espalhada pelo Brasil inteiro!

Escolaridade

A escolaridade de nossos leitores também revela dados interessantes. A maioria possui especialização lato sensu (35%) e ensino superior completo (32%). A terceira maior porcentagem é de 12% e indica mestrado!

E aí surge a pergunta, todas essas pessoas interessadas no envelhecimento e que possuem escolaridade alta, fizeram faculdade, mestrado, especialização e doutorado, estudaram o quê? Quais áreas estão cada vez mais interessadas no envelhecimento? De acordo com a nossa pesquisa os cursos mais ligados ao envelhecimento são, respectivamente, Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia, mas o interesse pela área está se espalhando, da Engenharia à arquitetura, são inúmeros os cursos que o interessado no envelhecimento fez.

Onde atuam?

E quais são os locais de atuação dos nossos leitores? São relacionados ao envelhecimento? São órgãos públicos de saúde ou assistência (CRAS, CREAS, SUAS…)? São espaços de convivência (Centro de Convivência de Idosos, NCIs, Conselho do Idoso…)? Clínicas? Hospitais? Universidades?… Na verdade, 22% dos nossos leitores não atua, o que significa que os outros 78% ainda estão ativos, desses, a maioria (18%) trabalha em órgãos públicos de saúde ou assistência, em seguida temos um grande grupo (11%) que trabalha na área da educação, com 10% vem os que trabalham em empresa privada seguidos por ILPIs, espaços de convivência, Ongs/projetos culturais e clínicas. Como minoria temos hospital, atendimento domiciliar, cuidador familiar e home care. Enfim, são pessoas formadoras de opinião e é uma grande responsabilidade para o Portal, manter conteúdo de qualidade e centrado na pessoa, afinal, a vida está aí para ser vivida até seu último instante.

Temas de interesse

E quanto aos temas? Quais são os assuntos que nossos leitores mais se interessam? Pois bem, os temas mais votados foram: Longevidade, Saúde-Doença, Cuidados, Educação Continuada, Direitos, Pesquisas, Filmes, Mercado de Consumo e Terceira Idade, Relações Intergeracionais, Nutrição, Espiritualidade, Políticas, Acessibilidade, Tecnologias, Sexualidade, Moradias, Finitude, Violências, Aposentadoria/Previdência e Portal Edições.

 

Carolina Lucena

Carolina Lucena

Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Colabora com artigos sobre o envelhecimento populacional mundial e traduções.

carolinalucena escreveu 6 postsVeja todos os posts de carolinalucena