Que tal aproveitar a quarentena para fazer um curso na USP?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Os cursos da USP60+ são oferecidos em três modalidades: atividades socioculturais; atividades esportivas; e disciplinas de cursos de graduação que deram origem ao programa. Sua participação dura um semestre e não mais, mesmo o curso estando vinculado a uma graduação.


Em 2021, a exemplo de 2020, a USP volta a oferecer cursos remotos para o público 60+, oportunidade única principalmente para quem reside fora do Estado de São Paulo e quer passar por esta experiência. São dezenas de cursos espalhados por todas as unidades da capital e do interior paulista, mas, por conta das circunstâncias, neste momento pouco importa se quem oferece é a ECA-USP-Butantã, a Escola de Medicina baseada em Ribeirão, a de Engenharia em São Carlos ou qualquer outro curso em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos ou São Sebastião.

Olha que fantástico, você se inscreve de olhos fechados em cursos cujo docente pode estar ligado ao CEUMA (Centro Universitário Maria Antônia), a famosa Sanfran (Escola de Direito do Largo de São Francisco) ou a EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), mais conhecida como USP-Leste. Escolha um ou vários cursos do seu agrado e se inscreva para concorrer a uma vaga, mas agilize porque as inscrições ficarão abertas por poucos dias.

Se você tem 60 anos ou mais e ainda não conhece o programa de aprendizagem continuada, um dos pilares do envelhecimento ativo, a hora é agora. A UATI-USP (Universidade Aberta à Terceira Idade) nasceu no início da década de 1990 por iniciativa da Professora Emérita Ecléa Bosi do Instituto de Psicologia da USP com o objetivo de promover a integração do velho com o novo, a intergeracionalidade, levando o idoso para dentro da sala de aula, para colaborar e aprender com os alunos da graduação.

Muitos professores ficaram um pé atrás, mas o sucesso retumbante do programa bancado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão fez com que nesses quase 30 anos fossem criados cursos e mais cursos voltados especialmente para os idosos. Com o surgimento do Estatuto do Idoso, em 2003, as UATI pegaram de vez e hoje existem em todas as universidades, a maioria grátis, mas algumas cobram uma taxa para bancar custos diversos que vai da xérox ao cafezinho.

Como todo o sistema educacional, as UATI foram surpreendidas pela crise da covid-19 e teve que se adaptar. Muitas, com a desculpa que o velho não sabe lidar com as novas tecnologias, cancelaram o programa. A USP orientou seus colaboradores a migrar para a internet, e alguns professores e muitos alunos tiveram dificuldade em seguir com os cursos, mas houve professor que ampliou suas salas (agora virtuais) e alunos que passaram a administrar melhor o tempo para poderem fazer mais cursos, resumindo, a maioria se manteve ativa e adaptada ao novo meio.

2020, portanto, foi um ano de aprendizagem para alunos e professores que em 2021 encara os cursos remotos com a maior naturalidade. Saudades dos cursos presenciais? Demais. Neles existe a socialização, o encontro, a troca, experiência incomparável. Provavelmente os novos alunos, que não tiveram a experiências presencial, vão se deparar com comentários saudosistas sobre esse tempo de farra e festa, mas apenas para citar uma turma cujas aulas se davam na Maria Antônia e no semestre passado as aulas ocorreram à distância. Havia na turma alunos de Goiás, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso e Rio de Janeiro além da turma de São Paulo. Uma troca de experiência bárbara.

Cursos da USP60+

Bom, vamos ao que interessa, os cursos da USP60+ (antiga UATI) são oferecidos em três modalidades: atividades socioculturais; atividades esportivas; e disciplinas de cursos de graduação que deram origem ao programa. É importante entender que sua participação dura um semestre e não mais, mesmo o curso estando vinculado a uma graduação (Farmácia, Psicologia, Letras, História etc.). O curso, não importa qual, dura um semestre e ponto, é uma disciplina só, as aulas costumam ser oferecidas uma única vez por semana e você, como 60+, não tem obrigação de entregar trabalho ou se submeter a provas. Você entra como convidado, participa, colabora, aprende e ensina.

Vamos deixar aqui alguns links para você consultar e se inscrever se houver interesse:
http://www5.each.usp.br/avisos-ccex/programa-usp60-each-projeto-each60emcasa/
https://prceu.usp.br/usp60/at_cultural
https://prceu.usp.br/usp60/at_regular/
https://prceu.usp.br/usp60/at_regular/https://prceu.usp.br/usp60/at_esportiva

Foto destaque de Katia Saraiva


curatela
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-interdicao/

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 70 postsVeja todos os posts de mariolucena