Proteína da artrite pode proteger contra Alzheimer

A revista científica Journal of Alzheimer’s Research (Jornal da Pesquisa do Alzheimer) publicou um estudo relacionando a proteína GM-CSF com a prevenção do Alzheimer, por meio de testes com camundongos. Aqueles que receberam a proteína tiveram desempenho melhor em testes de memória.

 

 

proteina-da-artrite-pode-proteger-contra-alzheimerO sistema imunológico de pessoas com artrite produz essa proteína, que tem uma versão sintética já utilizada atualmente para tratamento do câncer.

Anteriormente, acreditava-se que as pessoas com artrite reumatóide tinham menos Alzheimer por conta dos antiinflamatórios não esteróides.

O teste foi realizado com dois grupos de camundongos, um tratado com a proteína e outro com placebo (nenhum efeito). O primeiro grupo teve desempenho melhor nos quesitos memória e aprendizagem, enquanto o segundo não apresentou mudanças.

Ao que tudo indica, a proteína auxilia a formação de células chamadas de microglias, que combatem as placas encontradas em portadores de Alzheimer. Essas células especializadas retiram substâncias tóxicas de áreas inflamadas. Houve aumento das conexões nervosas nos camundongos que receberam a proteína.

Em declaração à imprensa o diretor de pesquisa da fundação britânica Alzheimer’s Research Trust disse que “Resultados positivos em camundongos são o primeiro passo importante em qualquer tratamento novo. É animador ver que a equipe já está planejando o próximo passo crucial, que é o teste com pessoas”.

Fonte: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2419 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento