Promovido pela ong Olhe, workshop tratou sobre cuidados paliativos, espiritualidade e finitude

Realizado pela Ong OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, entidade brasileira, referência e pioneira na disseminação de conhecimentos e práticas para um envelhecimento ativo-, o evento ocorrido no último dia 10 de abril reuniu diversos profissionais que atuam nas áreas de gerontologia, saúde, cuidadores de idosos, bem como interessados em geral e, teve como objetivo promover o encontro reflexivo sobre Cuidados Paliativos, Espiritualidade e Finitude, visando a humanização no cuidar de si e de outros.

Alessandra Anselmi * Texto e Fotos

promovido-pela-ong-olhe-workshop-tratou-sobre-cuidados-paliativos-espiritualidade-e-finitudePara a concretização do evento, o OLHE contou com a parceria da Telehelp – empresa de teleassistência e apoio da Danone – Divisão de Nutrição Especializada, empresa que também apoia o programa Cuidar é Viver, voltado para a formação de cuidadores de idosos, sob a coordenação do OLHE.

promovido-pela-ong-olhe-workshop-tratou-sobre-cuidados-paliativos-espiritualidade-e-finitudeO workshop foi conduzido pelos palestrantes referências nos temas propostos, Ligia Py, psicóloga, mestre e doutora pela UFRJ, com estudos na área do envelhecimento e morte na velhice. Titulada como Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ SBGG) e José Francisco P. Oliveira, professor de Filosofia, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália, e membro associado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ SBGG). Teve como mediadora, Vera Brandão, doutora em Antropologia, Pós-doutorado Gerontologia – PUC/SP e coeditora do Portal do Envelhecimento.
Na abertura do evento, dra. Marília Berzins, presidente do OLHE contou a todos que esse tema foi um dos escolhidos pelo público nos últimos eventos realizados pelo OLHE e que: “asérie de workshops que realizamos objetiva a formação continuada por meio de informação qualificada por especialistas de diferentes áreas do saber.
promovido-pela-ong-olhe-workshop-tratou-sobre-cuidados-paliativos-espiritualidade-e-finitudeApós apresentar ao público os palestrantes convidados, a mediadora do evento, dra Vera Brandão concluiu que: “O avanço das ciências abriu caminho para muitas mudanças, incluindo a crescente longevidade – viver muito, viver bem – não impede o natural caminho humano do nascimento à finitude, desta forma, esta oportunidade para reflexão é muito propícia e necessária a todos os segmentos da sociedade, uma vez que o envelhecimento chegará a todos nós”.
Ao final do evento foram reservados alguns minutos para que os participantes pudessem fazer perguntas aos palestrantes.

Sobre a ONG OLHE

Entidade brasileira, referência e pioneira na disseminação de conhecimentos e práticas para um envelhecimento ativo – tem como base quatro pilares de atuação: Formação, Informação, Intervenção e Pesquisa. Criada em 2006 por um grupo multidisciplinar de profissionais, buscando ser uma referência de vanguarda como agente de transformação que estimule e sustente um envelhecer com futuro, a Ong já recebeu alguns importantes prêmios pela sua atuação, tem como missão disseminar o conhecimento qualificado sobre o envelhecimento e a longevidade humana, como polo de pesquisa, sistematização de conhecimento, formação e desenvolvimento de ferramentas para profissionais, gestores, prestadores de serviços e familiares que, qualificados, renovam suas práticas e comportamentos em relação ao processo de envelhecimento. Por meio de um projeto de educação continuada busca ser referência, agente de transformação e renovação das práticas sociais, que promovam um envelhecer com futuro.

Nesta perspectiva oferece cursos, workshops e palestras na área gerontológica, que podem ser adequados a diferentes grupos, instituições e profissionais independentes.

Para saber mais 

Tel.: 1103266-5540
Email: olheobservatorio@gmail.com
Site: Acesse Aqui
Fanpage: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2516 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento