Professor emérito da UNESP

Abraham Hirz Zimerman, professor do Instituto de Física Teórica, recebe título da Universidade Estadual Paulista (foto: Unesp)

 

Professor emérito da UNESP

homenagem

O físico Abraham Hirz Zimerman recebeu no dia 10 de junho o título de professor emérito da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Professor do Instituto de Física Teórica (IFT), Zimerman formou gerações de pesquisadores e é um dos principais responsáveis pela consolidação do instituto como um dos alicerces do ensino avançado de física no país. Segundo a Unesp, a outorga do título foi aprovada em reunião do conselho universitário realizada em 25 de fevereiro.

É um dos pioneiros do IFT, tendo sido contratado em 1954, dois anos após a criação da então fundação. “Até hoje, aos 82 anos, é o primeiro a chegar ao instituto, onde trabalha como professor voluntário, participando de pesquisas e orientando alunos”, disse Rogerio Rosenfeld, diretor do IFT.

Zimerman coordena o Projeto Temático “Modelos integráveis, sólitons e dualidade”, apoiado pela FAPESP.

“Pesquisador nível IA do CNPq, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, com mais de 150 artigos publicados em revistas internacionais, Zimerman é uma pessoa de extrema simplicidade, humildade e entusiasmo pelo seu trabalho”, disse Rosenfeld.

“Várias gerações de físicos teóricos passaram por suas mãos, como alunos e orientandos. Sua personalidade cativante, seu bom humor e sua inesgotável curiosidade é fonte de inspiração para todos nós. É uma grande honra e prazer poder render-lhe essa singela e merecida homenagem”, afirmou.

________________________

Fonte: Agência FAPESP, 11/06/2010. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2419 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento