Preparar as comunidades para o envelhecimento

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Centro Internacional da Longevidade do Reino Unido (ILC-UK) e Age UK publicou recentemente um novo relatório intitulado Community Matters:

 

 

preparar-as-comunidades-para-o-envelhecimentoMaking our Communities Ready for Ageing – a call to action. O relatório foi produzido após um processo que levou seis meses e vários eventos contando com pesquisadores especializados e pessoas idosas.

O relatório, em inglês, afirma que tanto os políticos quanto os governantes/gestores devem trabalhar para assegurar que as comunidades sejam de fato lugares de inclusão social ao longo da vida e não apenas para atender às necessidades básicas do envelhecimento da população.

A importância da comunidade como suporte social também é realçada no relatório ao argumentar que as comunidades devem ser lugares de diversão para todos. O suporte se estenderia a oferecer acessibilidade para caminhadas e ciclismo em idade avançada, bem como garantir a construção de casas acessíveis e adaptáveis a uma sociedade envelhecida. Além, é claro, de equipamentos urbanos dirigidos à população que envelhece.

O relatório explora o conceito de cidade amiga do idoso proposto pela Organização Mundial de Saúde há mais de 10 anos. O relatório apresenta um plano de ação de 10 pontos para as Autoridades Locais, que inclui, entre outras coisas:

1) Oferecer espaço livre a fim de permitir que as pessoas se encontrem para conversar e aproveitar a vida.

2) Incentivar instalações sanitárias como um recurso público.

3) Construir projetos de vizinhança em que as diferentes gerações possam trabalhar juntas.

Leia o relatório completo, clicando Aqui.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2694 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento