PPI a ‘A caminho para o cuidado da Casa Comum’

Tempo de Leitura: 4 minutos

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) está entre as boas práticas do mundo citadas no capítulo que trata da Vida Humana.

PPI


O Documento do Vaticano “A caminho para o cuidado da Casa Comum” traz a Pastoral da Pessoa Idosa entre as boas práticas do mundo citadas no capítulo que trata da Vida Humana. Trata-se de um Documento publicado no dia 31 de maio de 2020, festa de Pentecostes. Surgiu de uma iniciativa das instituições pertencentes à Mesa Interdicasterial da Santa Sé, sobre a ecologia integral. Essa Mesa foi instituída em 2015 a fim de analisar modalidades de promoção e de atualização da ecologia integral, ou seja, com a finalidade de pôr em prática a Carta Encíclica Laudato Si (LS) do Papa Francisco.

Passados 5 anos da Laudato Si, “A caminho para o cuidado da Casa Comum” vem propor ações concretas para aprofundar e pôr em prática a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, dedicada à cura da Casa Comum (planeta Terra), e nos mostra como tudo está interligado. Diante do sofrimento dos mais pobres e diante da exploração da nossa Casa Comum, não podemos mais assistir com indiferença. Neste contexto, a crise ecológica se transforma num momento propício de estímulo à conversão e a decisões concretas que não podem ser adiadas.

Este documento surge dentro de um contexto de pandemia pela COVID 19. Diz o texto que neste tempo difícil que será destinado a mudar, e não pouco, a sociedade em que vivemos, somos chamados ao cuidado uns dos outros, a não fechar-se no egoísmo, a promover e defender a vida humana desde a concepção até o seu fim natural, a oferecer tratamento adequado a todos, a alimentar a solidariedade internacional, a combater a cultura do descarte, a construir juntos novos sistemas econômicos, a empenhar-se pelo diálogo, pela paz, recusando qualquer tipo de violência e de guerra.

Abordando um pouco esse documento interdicasterial de 31 de maio 2020, está assim organizado: cada tema inicia com uma introdução e contextualização; uma bibliografia para cada tema; depois apresenta boas práticas; e por fim, algumas pistas de ação. Está organizado em 2 capítulos, cada um apresenta 12 temas.

Capítulo I: Educação e conversão ecológica

Com os seguintes temas:

  1. Ecologia integral e conversão espiritual; 2. A Vida Humana; 3. A Família e os Jovens na defesa da Casa Comum; 4. Escola Ensino Fundamental; 5. Escola – Ensino Médio; 6. Universidade; 7. Educação Permanente; 8. Educação Informal e Cultura do Encontro; 9. Catequese; 10. Diálogo Ecumênico; 11. Diálogo Interreligioso; 12. Comunicação.

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) está citada no capítulo primeiro, no tema 2 que trata da Vida Humana. Vem apresentada juntamente com a Pastoral da Criança, como boas práticas. E apresenta 9 pistas de ação:

  1. Defender a família, célula da sociedade e a vida humana desde a concepção até a morte natural e a fragilidade da criação como questão de justiça.
  2. Insistir que eliminar vidas humanas não é uma política aceitável para proteger o planeta e promover o desenvolvimento humano integral.
  3. Colaborar para que se reconheça a necessidade de um cuidado que proteja a todos, respeitando a dignidade de cada pessoa, e para que não sejam feitas opções de eutanásia mascarada, evitando qualquer mentalidade utilitária.
  4. Implementar iniciativas concretas de defesa e promoção da vida humana a nível social, educativo e pastoral (nas escolas, nas paróquias, …).
  5. Desenvolver o conceito de pecado contra a vida humana entre as novas gerações no campo educacional, cultural e pastoral, especialmente em relação aos novos desafios no campo da bioética (aborto, eutanásia, suicídio, …).
  6. Promover uma reflexão cuidadosa sobre o significado da opção preferencial pelos pobres no contexto da ecologia integral.
  7. Valorizar o vínculo intrínseco entre a defesa da criação e a defesa dos pobres, onde os pobres também são os embriões, os pequenos, os doentes, os solitários e os idosos.
  8. Contrastar a cultura do descarte por meio de ferramentas de treinamento e operacionais nos níveis educacional (incluindo escolar e universitário), pastoral, catequético, social, político e econômico.
  9. Difundir ainda mais na Igreja e no mundo a compreensão e as implicações da ecologia humana apresentadas pelas encíclicas Caritas in Veritate e Laudato Si.

Capítulo II: Ecologia integral e desenvolvimento humano integral

Com os seguintes temas:

  1. Alimentação; 2. Água; 3. Energia; 4. Ecosistemas, desmatamento, desertificação, uso da terra; 5. Mares e Oceanos; 6. Economia circular; 7. Trabalho; 8. Finanças; 9. Urbanização; 10. Instituições, Justiça e Administração pública; 11. Saúde; 12. Clima: desafios, responsabilidade, oportunidade.

E por fim o documento apresenta o Empenho do Estado do Vaticano.

O fato da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) estar citada num documento oficial do Vaticano aumenta ainda mais a responsabilidade de todos os que compõem esta grande Família PPI. Mas com certeza traz principalmente uma grande motivação para se empenhar ainda com maior dedicação e entusiasmo.

Parabéns a todos os voluntários dessa linda Pastoral! Deus seja sempre louvado por tantas bênçãos!


cursos
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/cursos/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3717 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento