Portal do Envelhecimento apoia pesquisa O Brasil 60+

Pesquisa O Brasil 60+ mapeia necessidades e desejos de pessoas acima de 60 anos, em um mundo em que a pressa torna pessoas invisíveis.

 

Em menor grau porém ainda presente, a imagem equivocada de que o envelhecimento é sinônimo de declínio começa a ser desmistificada e substituída pela realidade em que o ciclo de vida é nada mais nada menos do que uma espiral onde cada etapa representa uma evolução, com suas particularidades e singularidades. Este é o propósito da pesquisa nacional O BRASIL 60+ Um Estudo sobre (In)Visibilidade Social e de Mercado, realizado e agora apresentado pela Vitamina Pesquisas, pela SeniorLab Mercado & Consumo 60+ e pelo Aging2.0 SP.

A pesquisa é resultado de um mergulho de sete meses em todas as regiões do país, dez capitais, mais de 2 mil entrevistas, centenas de participantes em grupos focais, vivências que testemunharam o dia-a-dia na intimidade dos seus lares e de imersões com especialistas que colaboraram no desdobramento e entendimento das curiosas descobertas. Foi possível desenhar um mapa único sobre necessidades e desejos que vai muito além de um trabalho sobre consumo e oferece uma atenção especial para a representatividade deste segmento, em um mundo em que a pressa torna pessoas invisíveis.

Temas muito ricos foram abordados. Entre eles destacamos o idadismo, os aspectos e desejos de consumo, o design, embalagens e suas dificuldades, as percepções do que é a beleza madura, finanças, trabalho e aposentadoria, as tecnologias e a comunicação, a necessidade de se adaptar e se recapacitar para o mundo atual e que está por vir.

Apresentação da Pesquisa

O lançamento oficial da pesquisa O BRASIL 60+ Estudo sobre (In)Visibilidade Social e de Mercado será realizado no próximo dia 11 de dezembro das 10 às 12 horas e não poderia ser em outro local mais simbólico do que o teatro da Unibes Cultural em São Paulo. A entrada é franca e as inscrições são limitadas em www.seniorlab.com.br/obrasil60mais. Quem convida para o evento é a Geronto Fair +saúde+vida que lança a edição 2019. O projeto de sete meses de duração da pesquisa teve o patrocínio master da Ajinomoto.

A Vitamina é uma conceituada empresa de pesquisas, atuante desde 2007, com clientes em vários segmentos. À frente do seu time composto por uma equipe multidisciplinar de sociólogos, antropólogos, publicitários e designers, está Luciana Mutti Moraes, psicóloga com especialização em Marketing e Strategic Design. A pesquisa O BRASIL 60+ foi a forma que encontrou para dar sentido às suas inquietações a respeito do envelhecimento e seus preconceitos. Para quem ama escutar, como é o caso da Vitamina e da Luciana, este trabalho foi transformador.

O SeniorLab Mercado & Consumo 60+ é uma consultoria de marketing e negócios voltada às marcas, produtos e serviços que desejam entender, atender e ampliar sua participação no mercado 60+. Seu fundador, Martin Henkel, foi um dos curadores da Geronto Fair, 1ª feira nacional de soluções para o mercado sênior; é co-realizador do seminário MKT60+; é palestrante e colunista em vários veículos onde trata do tema mercado e consumo 60+; Criou o conceito Aging in Market que complementa sob a ótica de mercado o aging in place e é co-criador da metodologia CX60+ Customer eXperience 60+ que propõe uma ação mais objetiva e prática à relação de marcas, produtos e serviços com o consumidor e o shopper 60+.

O Aging2.0 São Paulo, liderado por Sergio W. Duque Estrada, é o chapter local do Aging2.0, maior organização mundial dedicada ao estudo de soluções que atendam à população 60+, com ênfase em novas tecnologias, e presente em 43 países. O Chapter São Paulo foi o vencedor mundial do título de “Chapter of the Year” de 2018.

Martin Henkel

Martin Henkel

Publicitário que mergulhou no marketing e branding, trocou o mercado financeiro em 2014 pelo mercado da terceira idade onde fundou a SeniorLab Mercado & Consumo 60+. Criou o conceito Aging in Market e foi co-criador do modelo CX60+ Customer eXperience 60+, ferramenta que tangibiliza os pontos críticos e oportunidade e melhorias na relação de marcas, produtos e serviços com o consumidor sênior. É palestrante sobre o tema mercado e consumo 60+, é curador da Geronto Fair e é um dos criadores do MKT60+ Seminário de Marketing 60+. Idealizou o Top10 60+ SeniorLab by Deezer, uma das maiores plataformas de streaming de música do planeta e que monitora o gosto musical dos 60+ no Brasil e no Mundo. Escreve para revistas, jornais e portais nacionais sobre o tema e é colunista da revista Envelhecer de Portugal. Sempre observador vê o mundo e as relações pela “lente” 60+ e encontra diariamente oportunidades de melhorar a relação do mercado com o segmento de consumo que mais cresce no país. Seu lema é entenda, atenda e conquiste o consumidor 60+. Email: martin.henkel@seniorlab.com.br

martinhenkel escreveu 3 postsVeja todos os posts de martinhenkel