Políticas públicas para um país que envelhece

Tempo de Leitura: 2 minutos

Muitas são as transformações demográficas, sociais, econômicas e culturais na organização da sociedade brasileira neste início de século, mas sem dúvida dentre as mais significativas está o crescente processo de envelhecimento da população e as mudanças nas configurações e arranjos das famílias, que atualmente são menos numerosas e mais nucleares. Este contexto inédito resulta na demanda por novas alternativas de acolhimento e cuidado com a população que envelhece.

Marília Viana Berzins e Maria Claudia Borges *

Politicas-publicas-para-um-pais-que-envelheceSão significativos os déficits de políticas públicas direcionadas ao contingente idoso e que atendam suas demandas específicas, considerando que este é o segmento que mais cresceu em relação às demais faixas etárias no Brasil. A reivindicação da população por creches e outras modalidades de atendimento a crianças e adolescentes está dando lugar a serviços, programas, projetos e benefícios que possam garantir aos brasileiros idosos um envelhecimento mais digno.

Este livro, que conta com a apresentação de Alexandre Kalache, reúne especialistas, grandes nomes da Geriatria e Gerontologia nacionais e internacionais, com o intuito de provocar reflexões e discutir alternativas e caminhos para a consolidação de políticas públicas consistentes que possam prevenir e atender situações de risco, de vulnerabilidade, de fragilidade e exclusão social, visando qualificar a velhice e o processo de envelhecimento.

Entre os itens abordados no livro, estão o Envelhecimento populacional e os desafios para as políticas públicas, de Karla Cristina Giacomin; A pessoa idosa e seus direitos: sociedade, política e constituição, de Vicente de Paula Faleiros; Proteção Social à Pessoa Idosa no Brasil, de Tania Maria Bigossi do Prado; A Pessoa Idosa no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, de Maria Claudia Moura Borges; O BPC no contexto das políticas de proteção social e seu impacto nas famílias com idosos, de Elizabeth S.C. Hernandes e Marisa Accioly Domingues; Desafios da previdência social para um país que envelhece e o risco da aposentadoria como prêmio, de Jorge Felix; Envelhecimento e políticas públicas de saúde da população idosa, de Marília Cristina Prado Louvison e Tereza Etsuko da Costa Rosa; Políticas Habitacionais para idosos: avanços e desafios, de João Agnaldo Donizete Gandini, Samantha Ferreira Barione e André Evangelista de Souza; A importância do Conselho de Direitos da Pessoa Idosano acompanhamento das políticas públicas, de Marília Viana Berzins; Fundo de Direitos dos Idosos: perspectivas para o fortalecimento das políticas públicas no campo do envelhecimento, de Fábio Barbosa Ribas Júnior; Políticas de Atención a las Personas Mayores em España: la ley de dependendia, de Mayte Sanches; e Modelo de Política de cuidados na velhice em Portugal, de Maria Irene Lopes B. de Carvalho.

O livro Políticas públicas para um país que envelhece, lançado pela editora Martinari, conta com 304 páginas. Maiores informações podem ser obtidas via o E-mail: [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3806 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento