Pesquisa traça perfil atual de pessoas acima de 55 anos

Uma equipe da Mead Johnson Nutrition, detentora da marca Sustagen, acompanhou a rotina de homens e mulheres, entre 58 a 74 anos, das classes A, B e C para conhecer um pouco mais sobre os seus hábitos, dentro e fora de casa. Em paralelo, a empresa ouviu profissionais das mais diversas áreas relacionadas ao público, como geriatria, nutrição, turismo, fisioterapia e profissionais ligados à cultura e comunicação com o objetivo de entender melhor os anseios e a realidade dos entrevistados.

Kadygia Ferreira/S2Publicom

 

pesquisa-traca-perfil-atual-de-pessoas-acima-de-55-anosVale lembrar que essas pessoas representam 12% da população brasileira, como indica a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, realizada pelo IBGE (2012) e estão cada vez mais ativos, independentes e produtivos. Esse é o perfil da faixa etária que mais cresce no Brasil e no mundo, pessoas acima de 55 anos, ou adultos maduros, como preferem ser identificados. Foi pensando neste público que a marca Sustagen Nutrição e Energia, em parceria com a Brand Bridge, empresa de consultoria em planejamento e inovação, realizou um trabalho de campo para se aproximar e conhecer a fundo as características e peculiaridades desses experientes consumidores.

A chegada da aposentadoria, a saída dos filhos de casa faz com que os adultos maduros busquem novas razões para seguir em frente, olhar para si e valorizar o que gosta. “Identificamos pessoas que após anos de dedicação ao trabalho e aos filhos, passam neste momento a priorizar seus desejos e bem estar. É a liberdade conquistada com a idade. Eles querem aproveitar a vida e buscam produtos e serviços de qualidade”, afirma Daniela Degani, diretora de marketing da Mead Johnson Nutrition.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

pesquisa-traca-perfil-atual-de-pessoas-acima-de-55-anos“São pessoas de mente ativa, o que os mantêm jovens e dispostos a buscar atividades que lhes deem prazer. Por outro lado, nessa fase algumas debilidades fisiológicas são mais frequentes e para driblá-las nutrição e energia são fundamentais. Neste contexto, Sustagen é um grande aliado para aqueles que não conseguem consumir diariamente os nutrientes e energia nas quantidades e porções adequadas”, finaliza a executiva.

A pesquisa identificou também que este público vai ao supermercado com grande frequência, pois isso é para eles um passeio e um momento de socialização. Além disso, usam a internet, porém mais moderadamente que outras faixas etárias, controlam os gastos mensais, gostam de viajar, além de outras particularidades apontadas.

Sexo

Outro ponto identificado pelo estudo é que o envelhecimento tende a ser encarado de maneira diferente por homens e mulheres. Para elas há uma penalização mais intensa ligada à menopausa, aparecimento de sinais como rugas, cabelos brancos, flacidez, perda de memória, entre outros fatores. Por outro lado, na idade madura, conseguem se ocupar de pequenas tarefas que não exigem grande esforço como bordar, costurar e lavar a louça, sem culpa. São também mais propensas a buscar atividades sociais e interagir. Já os homens têm o benefício do envelhecimento com um pouco mais de “charme”. Por outro lado, eles têm dificuldade em aceitar o rompimento com o processo produtivo, representado pela aposentadoria. Essas pessoas consideram seu médico como ponto de apoio e confiança. Para as mulheres, esse médico é o ginecologista, e para os dos homens, o cardiologista.

Atitude

Há também questões atitudinais que segmentam este público. A pesquisa dividiu-os em “Me” e “Us”. Os “Me” são as pessoas mais voltadas para si, que encaram que já cumpriram seu papel de mães ou pais provedores. Agora, se sentem livres para fazer aquilo que sempre curtiram como dançar, viajar, cuidar dos bens adquiridos após a aposentadoria. Já as pessoas “US” têm um foco de atenção voltado para a família ou ajudar o próximo. Este é um momento de transformação, quando se permitem virar um pouco criança. É estar em família, poder se conectar com os filhos, mas sem o peso da responsabilidade.

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4204 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading