”Passione” prova que velhice não é sinônimo de aposentadoria

Quem acompanha “Passione” já deve ter notado a quantidade de atores veteranos que interpreta papéis de destaque na novela. Só no núcleo da família Gouveia, há quatro “monstros sagrados” da teledramaturgia: Fernanda Montenegro, Leonardo Villar, Cleyde Yáconis e Elias Gleiser.

Carla Neves *

 

aracy-balabanian-e-fernanda-montenegro-durante-gravacao-de-passioneNa faixa dos 80 anos, os quatro mostram, a cada capítulo da trama de Silvio de Abreu, que a aposentadoria está bem longe de seus planos.

Aos 80 anos de idade e 60 de carreira, Fernanda Montenegro parece incansável. E encara com mais energia que muitos novatos a missão de protagonizar a novela das oito. “Costumo dizer que em uma novela, tudo o que um ator tem que fazer é pedir a Deus para que ele e o resto do elenco tenham saúde para suportar o ritmo das gravações”, ensina a intérprete da matriarca Bete Gouveia.

elias-gleiser-e-cleyde-yaconis-durante-gravacao-de-passioneAos 76 anos de idade e 51 de carreira, Elias Gleiser, que interpreta o motorista Diógenes na trama, é outro que não se cansa facilmente. “Quero trabalhar até morrer. Minha vida é atuar. Se eu parar, eu morro”, dispara ele, ressaltando que a profissão de ator tem que ser levada com amor e responsabilidade. “Se o ator amar o que faz, nunca vai faltar trabalho para ele. Vai poder atuar dos seis meses até os cem anos de idade”, completa.

Intérprete da rabugenta Brígida na trama das oito, Cleyde Yáconis não deixou de trabalhar nem mesmo quando quebrou o fêmur, em julho, ao escorregar no apart-hotel onde fica hospedada quando está gravando a novela no Rio. “Não tenho a menor ideia de me aposentar. Já estou, inclusive, procurando textos de teatro para montar em 2011”, entrega a atriz, que tem 86 anos de idade e 60 de carreira.

A voz da experiência

Para Aracy Balabanian, que vive a italiana Gemma, é um privilégio ter tantos bons atores reunidos em uma só novela. “Leonardo Villar, dona Cleyde, Fernanda Montenegro e Irene Ravache são atores de teatro que dificilmente vemos na TV. E ‘Passione’ traz a possibilidade de o telespectador ver todos eles reunidos de uma só vez”, acredita a atriz, de 68 anos de idade e 47 de carreira.

Fonte: Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2314 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento