Parcerias na cidade de São Paulo promovem programa contra a violência à pessoa idosa

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nos últimos tempos a mídia vem noticiando uma série de iniciativas contra a violência à pessoa idosa, atualmente uma questão de saúde pública que, pela complexidade, exige uma abordagem interdisciplinar na formulação de políticas públicas integradas. Um exemplo destas iniciativas é o “PAIR: Programa de Atenção ao Idoso em situação de Risco pessoal e social para acidentes e violências”.

 

 

parcerias-na-cidade-de-sao-paulo-promovem-programa-contra-a-violencia-a-pessoa-idosaSegundo a notícia, “A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo vem implementando a rede de cuidado de atenção integral às pessoas em situação de violência, articulada com outras redes sociais, que possam oferecer uma atenção de qualidade a estes idosos, além de um sistema de informação que possibilite a produção de dados para o conhecimento das diversas formas de violência e do impacto na vida dessas pessoas e no sistema de saúde. É de fundamental importância que o HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal) participe deste propósito de reconhecer o idoso em situação de vulnerabilidade e violência, acolha os idosos e familiares que necessitam de abordagem psicossocial e médica, notifique os casos de idosos em vulnerabilidade à Promotoria do Idoso e denuncie os casos de violência.”

A publicação diz ainda que, no mundo, a violência sofrida pelo idoso é generalizada e pior, não notificada. Mas a dificuldade em se reconhecer este tipo de violência não pode ser ignorada, investigação e ações interventivas são fundamentais, pois só assim passa-se a ter conhecimento de um outro tipo de violência, aquela que é velada, mascarada.

Uma equipe interdisciplinar tem papel importante na identificação das diversas formas de violência, como a psicológica, moral, sexual, social, institucional, estrutural e as que resultam de atos de omissão e negligência. Programas de orientação e apoio ao cuidador, um novo personagem neste cenário, fazem parte também da prevenção das diversas formas de violência, principalmente a negligência e violência doméstica.

Integra Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3827 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento