Osteoporose e a sua relação com a prática odontológica geriátrica em implantodontia: breves considerações

A osteoporose é uma das alterações sistêmicas que podem acometer a população idosa, sendo considerada enfermidade de caráter ósseo, caracterizada pelo comprometimento da microarquitetura e perda de massa óssea. Essa doença sistêmica é capaz de promover a modificação do tecido ósseo cortical e trabecular.

Bárbara Prata Oliveira, Fernando Luiz Brunetti Montenegro, Alexandre Franco Miranda

Em algumas especialidades odontológicas, especialmente a implantodontia, é de fundamental importância o correto planejamento e execução das condutas clínicas para a efetiva osseointegração. Portanto, a prática odontológica assume enfoque multi-interdisciplinar nas execuções clínicas.

O presente trabalho, por meio de revisão de literatura, tem como objetivo abordar as principais características da osteoporose e sua relação direta com a prática odontológica, que sirvam como orientações aos demais profissionais da saúde e população senil a respeito das medidas reabilitadoras em odontogeriatria.

Em algumas especialidades odontológicas, especialmente a implantodontia, é de fundamental importância o conhecimento prévio do estágio da doença e condições clínicas; o implante osseointegrado não é contraindicado para pacientes com osteoporose.

Leia o artigo na íntegra Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2313 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento