Os idosos fazem sexo e proteção às Infecções Sexualmente Transmissíveis é fundamental

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os idosos fazem sexo e isso é importante no envelhecimento ativo e saudável. Só não se deve deixar de fazer sexo com proteção, com o uso de preservativo sempre, para evitar as ISTs, dentre elas, o HIV/Aids.

Rodrigo Caetano Arantes (*)


Muitas pessoas na sociedade, mesmo no contexto familiar, podem pensar que idosos não fazem sexo. Enganam-se! É um preconceito relacionado à velhice achar que essa fase da vida seja assexuada. O advento de medicamentos que ajudam na potência sexual masculina e a melhorar o prazer feminino torna, ainda mais, a vida sexual de pessoas idosas uma realidade. Na velhice, a sexualidade pode ser vivida de diversas formas, através de carícias mais ousadas, a sensualidade e o ato sexual propriamente dito. A velhice a ser vivida em sua totalidade, com bem-estar e qualidade de vida, engloba uma vida sexual satisfatória, seja hetero ou homoafetiva.

Em um artigo que participei, com publicação no International Journal of Science and Research mostra exatamente a percepção de homens idosos com HIV/Aids sobre a saúde e a vida sexual. Os homens idosos entrevistados relataram ter na sua rotina, vida sexual, mesmo sendo portadores de HIV/Aids. A vivência da sexualidade se dava no casamento, grupos de convivência, bailes e festividades em que se arrumavam com o objetivo de “namorar”. Alguns homens idosos relataram ter relacionamentos extraconjugais consentidos.

Neste sentido, prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre elas o HIV/Aids, é muito importante. Dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde indicam o aumento de HIV/Aids em pessoas idosas entre 2007 e 2017. Assim, ao se viver a vida sexual em plenitude na velhice, a prevenção, com uso de preservativos é fundamental! Muitos homens relataram que se tornava complicado usar preservativo pelo fato de perderem o tesão e a ereção (no dito popular, brochar!). Por isso, o ato de se colocar o preservativo deve vir, também, de envolvimento, uso da sensualidade por parte do casal, para não se perder o clima, relataram.

Os idosos fazem sexo! E isso é importante no envelhecimento ativo e saudável. Só não se deve deixar de fazer sexo com proteção, com o uso de preservativo sempre, para evitar as ISTs, dentre elas, o HIV/Aids.

(*) Rodrigo Caetano Arantes – Pós-Doutor (Universidad de La Habana e Cedeplar/UFMG), Doutor em Demografia (Cedeplar/UFMG), Mestre em Gerontologia (PUC-SP), Especialista em Gerontologia (SBGG), Graduado em Fisioterapia (Unifenas), Professor em Envelhecimento e Pessoas Idosas. E-mail: [email protected]

Foto destaque de cottonbro/Pexels


envelhecimento feminino
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/envelhecimento-feminino/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3793 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento