Os fazeres em ILPIs

Curso sobre os fazeres em ILPIs, promovido pelo Espaço Longeviver, propõe um diálogo sobre o significado e a importância dos papéis ocupacionais na velhice, das atividades cotidianas dos residentes e quais os critérios de escolha das atividades realizadas.

Maria Amelia Ximenes (*)

 

Como os idosos residentes em instituições de longa permanência poderão usufruir de uma velhice ativa e com qualidade a partir de serviços individualizados que respeitem a personalidade, privacidade, modos de vida diversificados e dando-lhes a oportunidade de encontrar desejos e necessidades ocupacionais ímpares diante de uma rotina institucional necessária?

Questão polêmica e complexa que envolve aspectos políticos, sociais, econômicos, de saúde e psicoemocionais, que nos traz à tona a cotidianidade institucional e de que maneira ela facilita ou impede os fazeres dos residentes.

De acordo com o Ministério da Saúde e o Estatuto do Idoso, os cuidados às pessoas idosas devem ser compartilhados entre a família, a sociedade e o Estado. Estas instituições devem prover meios que garantam a sociabilidade, resguardem o bem-estar, a dignidade e o direito à vida. Compete às ILPIs, públicas ou privadas, o cuidado não familiar como alternativa, e nele todos os fazeres feitos em uma instituição.

No entanto, é de conhecimento público que em muitas ILPIS os fazeres são limitados, pois ainda persiste a concepção do “cama, mesa e banho” ou “cama, mesa e bingo e nada mais, afetando a saúde mental e física dos idosos institucionalizados. Outras oferecem algumas atividades para ocupar o tempo, sem que estas tenham sentido (ou dêem significado) para os idosos.

Estas questões serão foco do curso “Os fazeres dos idosos em ILPIs”, promovido pelo Portal do Envelhecimento/Espaço Longeviver, a ser realizado nos dias 16, 23 e 30 de março, sábados, das 9 às 13 horas, em São Paulo, sob a coordenação de Maria Amélia Ximenes Correia Lima que tem formação em Terapeuta Ocupacional, Especialista em Psicologia da Saúde e em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Mestre em Gerontologia e Doutora em Ciências Sociais/Antropologia.

O curso propõe um diálogo sobre o significado e a importância dos papéis ocupacionais na velhice, das atividades cotidianas dos residentes e quais os critérios de escolha das atividades propostas pela instituição e se estas satisfazem as suas necessidades físicas, emocionais e sociais de cada um.

Mais do que propor uma receita, o curso permite uma reflexão sobre os entraves institucionais que impedem (ou não) os idosos residentes de participarem de forma significativa das atividades propostas além de oferecer uma oportunidade de o participante estabelecer um diagnóstico institucional a partir da construção de um estudo de caso.

Serviço
Curso “Os fazeres dos idosos em ILPIs
Datas: 16, 23 e 30 de março (sábados)
Horário: 9h às 13h
Carga horária: 12 horas (3 encontros de 4 horas)
Público alvo: Pessoas vinculadas a ILPIs ou interessados no tema.
Vagas limitadas
Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/fazeres-em-ilpis/
Maiores informações: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br
Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Junior, 366 – Sala 166 – Vila Guarani
Próximo ao metrô Conceição – linha azul

Referências
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/ ANVISA Nº 283, de 26 de setembro de 2005. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2005.

(*) Maria Amelia Ximenes – graduação em Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 1985), Especialista em Psicologia da Saúde (UNESP/BAU,2003) e em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (FIOCRUZ, 2014), Mestre em Gerontologia (PUC/SP, 2005) e Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP (2011). Atualmente é Servidora Pública Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (desde 2008) atuando na Reabilitação Profissional É colaboradora do Web site Portal do Envelhecimento. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em envelhecimento humano e saúde no trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: longevidade, envelhecimento, aposentadoria, ocupação, trabalho, ócio. E-mail: mameliaximenes@yahoo.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2598 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento