ONG argentina aborda problemáticas da velhice

A experiência de trabalho diário em uma instituição de longa permanência por mais de 14 anos levou Laura Bimbi, 50 anos, a criar uma Organização Não-Governamental (Ong) chamada “Para uma velhice digna”, destinada a fornecer serviços, entre eles aconselhamento, apoio e suporte social a idosos e suas famílias.

 

ong-argentina-aborda-problematicas-da-velhiceSegundo ela, “A primeira coisa que a sociedade deve começar a pensar é que os idosos de amanhã seremos nós, e para isso temos que repensar a vida, não a partir de um lugar sombrio ou triste, mas a partir da própria velhice, planejando-a”.

Laura Bimbi reconhece que muitos idosos realmente não têm condições de viverem sozinhos por terem diversas patologias severas e por isso devem ser institucionalizados, mas a maioria não. De acordo com ela, estas pessoas precisam apenas de um bom diagnóstico e estratégias de ação quanto aos cuidados que devem ter junto às suas famílias.

Lacunas

A ONG vem ocupar justamente as lacunas encontradas por Laura em sua prática. Entre as lacunas apontadas por Laura está o “conselho”. Segundo ela, muitas pessoas chegam às residências geriátricas por causa do primeiro efeito do processo de envelhecimento de seus pais. Ela diz que “Às vezes dizer apenas que determinados processos são normais, que se pode encontrar alternativas antes da internação é o suficiente para pensar em outras opções”.

Além de aconselhamento, que é um serviço central da ONG “Para uma velhice digna”, há outros serviços que visam atender outras necessidades, como medicamentos, cadeiras de rodas, fraldas…

Embora ainda os documentos de registro não estejam ainda oficializados como uma associação civil, a Ong vem funcionando com o impulso de Laura Bimbi e acompanhamento de diferentes profissionais (médicos, assistentes sociais, gerontólogos) que doam seu tempo à instiuição.

Saiba mais

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre esta Ong basta acessar seu endereço no facebook: Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2407 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento