O turismo e a terceira idade…

A OMT – Organização Mundial de Turismo apresentou uma estatística que todos que acompanham o setor de Turismo tem comemorado. O Turismo é o setor da economia que mais cresce no mundo movimentando hoje trilhões de Dólares em todo o planeta (3,6 trilhões). Traduzindo isso em empregos é mais ou menos 300 milhões de empregos no mundo todo. E nós brasileiros não ficamos atrás, são mais de 15 milhões de empregos ligados ao turismo direta e indiretamente.

 

 

O-turismo-e-a-terceira-idadeEstima-se que pelo menos 60 Milhões de pessoas (brasileiros) movimentaram o turismo doméstico apenas este ano, sem falar nos 9,8 milhões de estrangeiros que aqui estiveram e ainda vão estar até o fim de 2010. Definitivamente este é um dos melhores anos para o setor no país. Então vamos falar de uma classe especial de passageiros (turistas) que com certeza é uma das responsáveis por este número fabuloso, os turistas da terceira idade. Traduzindo em números, estamos falando de um número próximo dos 17 milhões de consumidores.

Consumidores que estão à disposição do mercado e com muita disposição para curtir o que este lindo país tem a oferecer.

É nessa faixa que as pessoas mais viajam, pois já criaram os filhos, já aposentados, ou seja, já estão com a vida financeira estável restando mais tempo para realizarem suas vontades.

Buscam novidades, sejam elas culturais, de integração com o meio ambiente, religiosidade e eventos. Buscam ainda benefícios para a saúde, fontes de energia e vitalidade, capazes de prolongar seus anos de vida.

Os turistas da terceira idade viajam na maioria das vezes na baixa temporada e aproveitam alguns descontos que lhes são favorecidos. Mas atenção agências de turismo, este turismo tem de ser muito bem planejado.

Tipos de turismo que podem ser praticados com os grupos da terceira idade.

Turismo de saúde:realizado para garantir uma melhor qualidade de vida. Exemplo: hospitais e spas.

Turismo cultural:viajam por prazer a fim de conhecer novas culturas, trocar experiências.

Turismo religioso:grupos ligados à centros religiosos. Exemplo: senhoras que realizam trabalhos de assistência a comunidades carentes e tem seus trabalhos vinculados a paróquias.

Turismo de natureza: valoriza o contato com o meio ambiente e os hábitos saudáveis.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) conhece a Política Nacional do Idoso, criada pela Lei número 8.842/94, que tem como objetivo propiciar a melhoria da qualidade de vida, pelo lazer e turismo para brasileiros com mais de 50 anos.

Os guias têm que estar atentos a alguns cuidados como no caso de uma viagem longa: A realização de paradas técnicas com espaçamento de no máximo duas horas é importante. Outro fator importante é que o turista de turista de terceira idade valoriza o horário de chegada, das refeições, do descanso, e de visitas.

O Brasil possui leis modernas em favor da terceira idade que propicia aos turistas descontos especiais para as viagens (falta divulgação quanto a essa vantagem). Em apenas alguns municípios esse público é capaz de conseguir descontos em ingressos para espetáculos artísticos, passagens rodoviárias e outros afins.

Vi num blog um dia desses a frase “Cada um pode e deve se sentir bonito e saudável com a idade que tem, independente da idade cronológica, mas com sua verdadeira idade biológica.” Esta frase define bem o que devemos ter em mente quando o assunto é estarmos bem com o nosso eu, sim aquele cara refletido no espelho.

Conheço pessoas que com 60 anos ralam jovens de 28 e 30 anos na disposição e na coragem de enfrentar a vida e isso me deixa admirado. Conheço suas lutas diárias em prol de causas nobres. Vou citar um exemplo notável que não está mais entre nós, o inesquecível Jacques Cousteau, oceanógrafo que encantou o mundo com suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso.

Vale lembrar que foi Cousteau que, juntamente com Émile Cagnan, inventou o aqualung, cilindro portátil de ar comprimido para usar debaixo d’água. Criou também a câmera de TV submarina e o escafandro autônomo. Seus estudos são fundamentais para a exploração de petróleo no mar do Norte e para a pesquisa dos hábitos de muitas espécies de animais.

Em suas pesquisas pelo mundo, que incluem viagens ao Brasil, demonstrou extrema preocupação com a manutenção do equilíbrio da ecologia e com a preservação das espécies.

Fonte: Blog O Reino dos bichos. Acesse Aqui. Matéria baseada e inspirada no trabalho de Mariana Soriano De Mello Gomes e no blog (www.freeway.tur.br)

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2546 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento