O que vamos fazer depois do trabalho?

O livro “O que vamos fazer depois do trabalho?” traz importantes reflexões sobre a preparação para aposentadoria. Aborda diversos aspectos relacionados ao papel da atividade física no bem-estar na aposentadoria, da alimentação e nutrição, na perspectiva de um estilo de vida saudável. Também discute o acesso às novas tecnologias, a convivência com animais de estimação, o cinema como uma alternativa de entretenimento e de educação não formal e a relação com o meio ambiente.

 

 

o-que-vamos-fazer-depois-do-trabalhoO livro “O que vamos fazer depois do trabalho? -Reflexões sobre a preparação para aposentadoria”, além de divulgar a experiência acumulada por docentes, servidores técnico-administrativos e pós-graduandos da Unesp – campus de Rio Claro (SP), traz reflexões sobre diferentes aspectos relacionados a envelhecimento, trabalho e aposentadoria, que podem contribuir na implantação de Programas de Preparação para a Aposentadoria – PPA em instituições públicas e privadas, bem como incrementar os programas já existentes.

Os capítulos que compõem o livro abordam diversos aspectos relacionados ao papel da atividade física no bem-estar na aposentadoria, da alimentação e nutrição, na perspectiva de um estilo de vida saudável. Também são discutidos o acesso às novas tecnologias, a convivência com animais de estimação, o cinema como uma alternativa de entretenimento e de educação não formal e a relação com o meio ambiente.

Na parte final do livro são apresentadas as bases para um programa de preparação para a aposentadoria, buscando garantir condições dignas de vida aos trabalhadores no pós-trabalho.

O livro foi organizado por José Luiz Riani Costa, Amarilis M. Muscari Riani Costa e Gilson Fuzaro Junior. É resultado da dissertação de mestrado em Gerontologia realizado na PUC-SP por Amarilis M. Muscari Riani Costa, intitulado “O Significado da Aposentadoria para os Servidores Públicos: o caso de uma universidade”, que teve como objetivo compreender o significado da aposentadoria para os servidores técnico-administrativos e docentes aposentados da Unesp (Campus de Rio Claro), com vistas a conhecer as mudanças promovidas pela aposentadoria na vida cotidiana dos entrevistados.

Segundo Amarilis, “como o trabalho ocupa destacado espaço na organização da vida humana, a saída deste traz diversas implicações, apontando para a responsabilidade do governo e das organizações na preparação dos servidores, para que esse desligamento não seja uma experiência negativa”.

Amarilis mostra que o processo de aposentadoria se dá de forma diferenciada entre os trabalhadores da Unesp. Verificou que a aposentadoria significou, predominantemente, “uma experiência positiva, com maior possibilidade de dedicação à família e a atividades adiadas durante a vida de trabalho”. Ela assinala que “diversos fatores de ordem pessoal, familiar, institucional, entre outros, podem modular o sentimento em relação à aposentadoria”.

Conclui Amarilis que foram várias as sugestões dos entrevistados para um Programa de Preparação para a Aposentadoria da Unesp.

O livro pode ser baixado gratuitamente pela internet, basta clicar e se cadastrar: Disponível Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2545 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento