O que é sabedoria e como ela se relaciona com a velhice?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Um artigo recente publicado na mídia nacional tenta trazer para o território do envelhecimento a questão da sabedoria. Assinado por Phillis Korkki, o artigo registra que cognição, reflexão e compaixão são características que definem um sábio, de acordo com a neuropsicologia Vivian Clayton, de Orinda, Califórnia, em estudo dos anos 70. Ela é especializada em geriatria e comenta que “leva tempo até que a pessoa chegue a conclusões e pontos de vista adequados com base em seu conhecimento cognitivo, o que a torna sábia. Só então é possível usar essas conclusões para entender e ajudar os outros”.

 

 

o-que-e-sabedoria-e-como-ela-se-relaciona-com-a-velhicePhillis Korkki escreve para o jornal New York Times. Em seu artigo, intitulado “Sabedoria e velhice andam de mãos dadas”, ele retoma esta questão, desejando saber como a sabedoria se dá na vida de cada um. Ele cita um recente estudo publicado na revista Topics in Cognitive Science que verificou que “pessoas mais velhas têm muito mais informação em seus cérebros que as mais jovens e que a qualidade da informação no cérebro mais velho é mais nuançada”.

Para Monika Ardelt, professora da Universidade da Flórida, “A sabedoria é o que pode ajudar até mesmo pessoas severamente incapacitadas a encontrarem sentido, contentamento e aceitação na vida”. Ela acrescenta: “Pessoas sábias tentam entender situações sob múltiplos pontos de vista e por isso demonstram mais tolerância”.

Phillis Korkki traz ainda o termo “geratividade”, do casal Erikson, que acrescentou um nono estágio ao ciclo de vida, no qual a sabedoria desempenha um papel crucial.

Leia o artigo na íntegra Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3184 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento