O Portal do Envelhecimento na Longevidade Expo + Fórum, de hoje até 1/10

Há mais de 15 anos o Portal do Envelhecimento vem alertando a sociedade e o mercado para o envelhecimento da população e chamando a atenção para a desconstrução de mitos e preconceitos.


A partir deste domingo, até dia 01 de outubro, o Portal do Envelhecimento/Espaço Longeviver/Portal Edições, estará presente na Longevidade Expo + Fórum, primeiro evento dirigido ao nosso futuro, a ser realizado no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo. Estamos com diversas atividades, das 10 às 20 horas.

O evento é um chamado ao mercado para que ele se “desperte” para um número crescente de consumidores esquecidos. Afinal, o Brasil já conta com mais de 51 milhões de brasileiros com 50 anos de idade ou mais e que já começam a pensar no seu futuro. Daqui a 12 anos esse número será de 72 milhões, mas o mercado ainda não se deu conta deste segmento, o único que cresce, e velozmente, no país.

Há mais de 15 anos o Portal do Envelhecimento vem alertando a sociedade para o envelhecimento da população e chamando a atenção do mercado para a desconstrução de mitos e preconceitos, através de artigos que publica diariamente, 365 dias por ano, sobre a velhice ou o envelhecimento a todos os interessados no tema, jovens, adultos e pessoas idosas. As matérias são feitas por uma equipe de colaboradores, de diversas áreas e regiões do Brasil, altamente qualificados. Não só, também publica livros com essa mesma temática, por meio da sua editora, a Portal Edições, única editora segmentada no país, como também publica artigos mais reflexivos na Revista Longeviver que é totalmente digital e, mais recentemente, por meio de diversos cursos de curta duração ministrados presencialmente no Espaço Longeviver.

Todos com a mesma missão: “transferir informações qualificadas sobre a velhice e o envelhecimento, possibilitando o acesso ao conhecimento sobre esta instigante fase da vida”.

A fundadora do Portal do Envelhecimento, Beltrina Côrte, jornalista e com pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela USP, é referência na área. Além de ser estudiosa do envelhecimento há mais de 20 anos, é também docente da PUC-SP desde 2001, uma das percursoras da Gerontologia Social do Brasil. Foi ela quem criou o Portal do Envelhecimento, uma mídia online, aberta à população em geral.

Desde sua implantação, em 2004, até o momento, o Portal do Envelhecimento continua sendo uma mídia que influencia profissionais da área que trabalham direta ou indiretamente com idosos; familiares e os próprios idosos. Mais recentemente também estudantes de diversas áreas.

São 15 anos de experiência e aprendizagens acumuladas. São 15 anos de produção de conteúdo qualificado. São 15 anos sensibilizando a sociedade sobre o envelhecimento e a velhice. São 15 anos construindo a cultura do longeviver em que o preconceito à idade não tem vez. São 15 anos combatendo o ageísmo.

Nesse percurso o site foi tendo seguidores, hoje tem uma média de 55.000 mil visualizações mensais, mais de 49.000 seguidores no face e mais de 5.000 no insta. Mas queremos que mais gente converse sobre o assunto, mais gente acesse informação qualificada, mais gente desconstrua preconceitos e mais gente qualifique seu discurso e suas práticas. Não dá para entrar no mercado do envelhecimento sem se preparar, pois o risco de reproduzir preconceitos é muito grande. Enfim, queremos mais gente se apropriando de seu próprio envelhecer sem vergonha de ser velho, idoso, prateado, envelhescente ou o nome que se queira dar e assumir para essa etapa da vida.

Empreendedores, empresas e marcas precisam conhecer o que vem a ser o envelhecimento e a velhice. Precisam conhecer conceitos. Precisam se preparar a fim de construir um futuro onde a velhice tenha vez. Aliás, os velhos contemporâneos já estão gastando mais com prevenção, turismo, cultura, vestuário, bem-estar próprio e da família… Mas produtos e serviços existentes ainda são muito poucos e inadequados, a começar pela própria educação continuada, nicho em que o Portal do Envelhecimento atua. Afinal, nós temos conteúdo qualificado. Temos história. Temos credibilidade. Temos docentes altamente preparados. Temos experiências e aprendizagens.

Por isso, convidamos a todos a participar de nossas atividades durante a Longevidade Expo+Fórum e fazer parte da construção da cultura do Longeviver. Apostar, enfim, no papel transformador da educação.

E tem mais, quem adquirir no evento qualquer uma de nossas atividades (minicursos, workshops e rodas de conversa) a serem realizadas até dezembro no Espaço Longeviver, tem desconto de 50%. Confira:

Conheça nossos cursos

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2612 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento