O papel da mentoria numa sociedade que envelhece

A consistência e a amplitude de programas de Mentoria têm se mostrado importante alternativa em projetos de mudanças do papel do idoso nas sociedades, a fim de que o envelhecimento populacional represente de fato uma conquista, com inúmeras oportunidades e não um problema do ponto de vista econômico, social e existencial.

Marcelo Hellmeister Canal *

 

o-papel-da-mentoria-numa-sociedade-que-envelheceO aumento do número de pessoas idosas e a rapidez com que isso vem ocorrendo na sociedade está cada vez mais evidente. Uma vez que as condições da qualidade de vida e de saúde do idoso tem mostrado melhores perspectivas sob ponto de vista da preservação da saúde e de suas possibilidades produtivas, o idoso após a aposentadores precisa encontrar uma nova forma de estar ativo não apenas na sua complementação econômica mas existencial.

É preciso se rever os espaços nos meios sociais e produtivos, para que suas capacidades se mantenham integradas social e economicamente nas comunidades. No meio corporativo a prática da mentoria tem surgido cada vez mais como alternativa principalmente em programas de liderança e programas de sucessão, em que populações sêniores assumem como mentores o papel de retaguarda na preparação e apoio das novas gerações.

Isto tem ocorrido especialmente neste momento em que as organizações estão vivendo este novo ciclo de sucessão em suas lideranças, com a chegada da geração M, os multifuncionais. Com isto, as empresas estão experimentando uma crescente escassez de talentos de alto desempenho em seus negócios.

Esta escassez resulta em grande parte do afastamento dos líderes sêniores da geração B (baby boomers) que estão se aposentando. A rápida introdução da geração M nas organizações tem criado um grande gap de talentos não disponíveis para os desafios atualmente em curso. E isto está mudando rapidamente as condições do mercado de trabalho em muitos setores. A necessidade de se manter a qualidade das lideranças sem prejudicar significativamente a operação está sendo amplamente apoiada por programas de mentoring em larga escala. Trata-se de programas em que líderes veteranos da geração B passam a atuar como mentores em programas junto aos mentorados da geração M.

Evidências e resultados

As publicações de Bersin “Previsões para 2014″ mostram que os programas de mentoria tem um importante alcance não apenas nos meios produtivos, mas também nas áreas sociais. As experiências em mentoria mostram que além dos mentores terem um importante papel de contribuição para o amadurecimento de seus mentorados, estes programas ajudam aos próprios mentores a darem um novo sentido em suas vidas, ressinificando a importância de seu papel nas comunidades. Assim, tanto mentores como mentorados conseguiram dar um novo sentido para suas vidas e para as vidas, foram capazes de “lidar melhor com os desafios que enfrentam nas mudanças e desafios em seu dia-a-dia.”

A sensação de ser mais eficaz

Uma outra pesquisa realizada com 1.504 mentores, conduzida pela Associação Americana de Mentoria (AMA), mostrou que 83% dos envolvidos haviam ganhado algo pessoalmente a partir da sua experiência como mentores, incluindo o sentimento de que eram pessoas melhores, com maior paciência e um sentimento de eficácia. Outro estudo com professores em New Brunswick, Canadá, chegou a conclusões semelhantes. O link é claro e lógico: se você está ajudando outra pessoa através da mentoria, isto te faz sentir-se melhor sobre o que você pode conseguir do seu próprio trabalho.

Ampliação das percepções sociais – se vê pelos olhos dos outros

A Consultora de carreira Lisa Quast mostrou que as executivas mulheres que tiveram contato com ela foram capazes de se ver em uma nova perspectiva de trabalho, depois que atuaram em programas de mentoria. Muitas vezes as executivas que não passaram por experiência de mentoria podem, às vezes, se sentirem isoladas do resto da organização, mas ter um mentor ajudou-as a se verem melhor a partir dos olhos de alguém em um nível diferente.

Disse uma executiva que ela era capaz de ver a percepção de outros refletida nela, através dos olhos de sua mentorada. Mentores também relataram que seus mentorados os ajudaram a ver novas questões na empresa e para nova inspiração para resolver problemas. Vendo-se através dos olhos de outra pessoa.

o-papel-da-mentoria-numa-sociedade-que-envelheceConclusões

Estas evidências têm demostrado na prática os programas de mentoria como importantes alternativas para esta nova realidade da longevidade, da pessoa idosa socialmente ativa na sociedade. A consistência e a amplitude de programas de Mentoria tem se mostrado importante alternativa em programas de mudanças do papel do idoso nas sociedades, para que o envelhecimento populacional represente de fato uma conquista, com inúmeras oportunidades e não um problema do ponto de vista econômico, social e existencial.

* Marcelo Hellmeister Canal: Disponível Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2102 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento