“O olhar do 60+ da sua janela” está com inscrições abertas

Tempo de Leitura: 3 minutos

Programa USP 60+ recebe imagens digitais do isolamento de pessoas com mais de 60 anos a partir do concurso “O olhar do 60+ da sua janela”. Os selecionados farão exposição virtual de seus trabalhos.


Até o dia 21 de outubro o programa USP 60+ recebe inscrições de pessoas com mais de 60 anos, residentes no Brasil, para a segunda edição do concurso fotográfico O Olhar do 60+ da sua janela. Os interessados deverão se inscrever no site do programa, onde está publicado o edital completo. 

O programa convida o participante a registrar os seus dias em casa e o que ele vê a partir daí. Tem como objetivo promover e valorizar o olhar do público 60+ e seus registros a partir de fotografias do seu cotidiano e de dentro de casa, dado que em 2020, todos fomos afetados pelo distanciamento físico por conta da pandemia de covid-19.

O coordenador do programa, o médico Egidio Dórea, destaca que, mesmo na quarentena, podemos ter poesia, significados e pensamentos positivos no dia-a-dia. “O tema mostrará uma visão mais introspectiva da realidade do participante, mas também um conteúdo poético quando, por exemplo, se fotografa o céu, um pássaro voando, os transeuntes passando ou uma tempestade se aproximando”, reflete.

Para participar, não é necessário ter vínculo com a USP ou formação em fotografia. Basta ter no mínimo 60 anos completos em 21 de setembro de 2020. Cada pessoa inscrita poderá apresentar até cinco imagens digitais, com um pequeno texto descritivo para cada uma delas. O material deverá ser enviado em formulário próprio com resolução mínima de 72 pixels. 

O concurso prevê como premiação a participação em uma exposição fotográfica virtual no site do programa USP 60+, de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2020, e em suas redes sociais – facebook e canal do Youtube.

Para Egidio Dórea, promover o concurso neste momento de isolamento é muito importante para as pessoas idosas. Segundo ele, “a realização dessa exposição, mesmo virtual, é um motivo para um projeto. E sabemos que para envelhecer bem precisamos de propósitos na vida”. 

Em 2019, a exposição de fotos no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), recebeu mais de 100 fotos, mas somente 30 foram selecionadas: fotos de natureza, social, autorretrato, família, entre outros temas. Os selecionados foram escolhidos pelo fotógrafo Ricardo Caracas e o também fotógrafo e diretor de fotografia Carlos Ebert.

Serviço
Concurso fotográfico Olhar 60+ da sua Janela
Inscrições: até 21 de outubro de 2020
Site: extensao.usp.br/usp60.


Este curso visa compartilhar uma perspectiva mais inventiva e prospectiva com relação à memória e à linguagem da pessoa idosa no sentido de contribuir com a desconstrução de estereótipos e com a constituição de instrumentos, atitudes e estratégias potencializadoras de interações dialógicas significativas, positivas e agradáveis entre cuidadores, profissionais, familiares e pessoas longevas.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3438 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento