O número de casos notificados pelo serviço Disque-idoso vem crescendo a cada ano

Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2015, o Brasil seria o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. No município de Sobral 13% da população é composta por pessoas com idade acima de 60 anos.

 

 

A violência assusta cada vez mais a sociedade, que todos os dias, presencia atos violentos nas ruas, dentro de casa e através dos meios de comunicação.

Minayo e Sousa (1998) conceituam a violência como sendo um evento representado por ações realizadas por indivíduos, grupos, classes, nações, que ocasionam danos físicos, emocionais, morais e/ou espirituais a si próprio ou a outros.

Há um desconhecimento por parte da população em relação aos tipos de violências as quais os idosos estão sujeitos, o que oculta denúncias e consequentemente dificulta intervenções cabíveis para melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

Pode-se citar como formas de violências: violência sexual, financeira, física, psicológica e negligências.

As providências relacionadas à violência sofrida pelos idosos vêm se consolidando desde a aprovação do Estatuto do Idoso em janeiro de 2004. No entanto, a intervenção nos casos de violência contra o idoso é dificultada pela própria vítima, que quando não é a responsável pela denúncia, se sente na obrigação de proteger o agressor, principalmente quando este é um familiar, pois teme o aumento das agressões ou a punição legal do mesmo.

Em Sobral o atendimento das denúncias relacionadas a idosos é feito pelo Disque- Idoso/ CREAS- Centro de Referência Especializada da Assistência Social, serviço da Prefeitura Municipal/ Fundação de Ação Social do Município, que contra com a parceria da Diocese de Sobral.

O número de casos recebidos pelo Disque- Idoso vem crescendo nos últimos anos, conforme pode ser visto a seguir. Comparando-se os casos cadastrados nos anos anteriores, verifica-se um crescimento nos casos de violência praticada contra os idosos.

Fonte: O Jornal. Reproduzido por Correio da Semana, Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3446 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento