O “Milagre da Cela 7” é uma aula de humanidade

Tempo de Leitura: 4 minutos

Um idoso dá a vida por uma criança no filme Milagre da Cela 7, mas o milagre de fato é o da humanização, quando se aprende a amar e respeitar um adulto-criança sem julgá-lo.


Recebo uma mensagem emocionada de um dos maiores jornalistas do Brasil, membro destacado da Academia Juiz-forana de Letras, Guilherme Salgado Rocha, escrita em minerês: pelamordedeus, cê sistiu ao milagre da cela 7…?!?!?!?!?! Cabei gorinha, fui té três da manhã garradonele sem pregar os zói… benzodeus, que filme…!!!!! Sista!

Entro na Netflix e confirmo cada palavra, e digo mais, é para rir e chorar do início ao fim. E acrescento: o filme é sobre dois idosos que operam um milagre. Não, desculpem, o filme é sobre duas crianças que operam um milagre. Melhor, o filme é sobre idosos e crianças que operam um milagre. Resumindo: o filme é sobre um adulto-criança que opera um milagre, ponto.

Existe adulto-criança?

Enquanto você pensa na resposta, para uma avó, que vive o milagre de cuidar por décadas de um adulto-criança, esta pergunta não faz sentido. Fatma (Celile Toyon Uysal) cuida com amor do neto e da bisneta. Para ela, duas crianças, apenas isto. Seres inocentes, iluminados, que carregam o amor que recebem da avó-bisa para um mundo cruel e desumano.

Na versão turca, o filme Milagre da Cela 7, do diretor Mehmet Ada Öztekin, Memo (Aras Bulut), pastor de ovelhas, nas festas vende maçãs do amor e com o dinheiro arrecadado procura comprar sonhos para a filha, Ova (Nisa Sofiya Aksongur), que neste momento sonha com uma mochila nova.

Neste mísero conto de fadas, pai e filha são os únicos a enxergar no alto da colina um ciclope, o gigante mitológico de um olho só que terá papel fundamental na resolução da trama, pois enxerga tudo. E tem alguns anjos, o principal é a professora que cuida de Ova quando sua bisa falece, mas só enquanto Memo está ausente, pois como pai amoroso não sabe viver longe de sua amiguinha Ova (lembre-se que ele é um adulto-criança).

Ah, e o milagre?

Injustiça rima com autoritarismo que rima com desmandos, crueldade etc. Por isso o filme Milagre da Cela 7, rapidamente deixa o plano idílico, o campo, as ovelhas, as maçãs do amor, a inocência, para descortinar um mundo de violência, discriminação e preconceito que só mudará por meio de um milagre.

A sorte é que milagres acontecem o tempo todo porque a vida é um milagre, e o milagre do qual trata o filme é por demais especial. Você vai se emocionar e muito, especialmente se for capaz de aceitar um adulto-criança sem cair na tentação de rotulá-lo como deficiente mental. Só assim entenderá a força da transformação que este milagre opera na cela 7.

No plano mitológico, um idoso dá a vida por uma criança. Seu sacrifício é o fruto material do milagre. Mas o milagre de fato é o da humanização, porque boa parte da população é humana apenas na aparência, pois para ser humana de fato precisa vivenciar o milagre da transformação que pode ocorrer de mil formas, mas no filme ocorre quando se aprende a amar e respeitar um adulto-criança sem julgá-lo.

Memo é julgado de uma maneira covarde e desumana, mas sem isso não haveria o milagre da ressureição. Memo não é salvo por um testemunho, mas sim pela união de forças de seus companheiros de cela, do diretor Nail (Sarp Akkaya) e o guarda da prisão Faruk (Deniz Celiloglu). Trata da construção do humano ser!

Milagre da Cela 7 é uma receita de sucesso filmada primeiro na Coreia, em 2013, e, em 2019, ganha duas versões, uma turca e outra filipina. A turca está disponível na Netflix.

Serviço
Milagre da Cela 7
Direção: Mehmet Ada Öztekin
Elenco: Aras Bulut İynemliNisa Sofiya AksongurDeniz Baysal
Nacionalidade Turquia
Ano: 2019
Sinopse: Separado de sua filha por ser acusado de um crime que não cometeu, um homem com deficiência intelectual precisa provar sua inocência ao ser preso pela morte da filha de um comandante. Ele passa a contar com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades.


Mário Lucena

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 63 postsVeja todos os posts de mariolucena