O jogo de viver no envelhecer

O workshop “Jogos teatrais para idosos”, visa possibilitar o processo de autoconhecimento permitindo o exercício de habilidades criativas e da espontaneidade através de uma linguagem lúdica, de maneira que fatores importantes para a saúde mental possam ser trabalhados.


Jogos teatrais é termo cunhado pela diretora e autora teatral norte-americana Viola Spolin (1096-1994) para definir a metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral através de jogos que possibilitem a improvisação, seja para a preparação de atores profissionais ou para o desenvolvimento da espontaneidade e perda da timidez. É importante frisar que os jogos teatrais não são quaisquer jogos, mas uma preparação para uma melhor experiência da prática teatral. A princípio, eles prezam por estruturas operacionais (O QUÊ, QUEM, ONDE), que procuram possibilitar a experiência das convenções da interpretação teatral e das suas técnicas.

No decorrer da vida participamos, entrando e saindo, de diversos grupos (família, escola, trabalho, amigos). Vivemos diferentes situações e relações, que fazem parte da própria construção da nossa identidade. Há quem diga que a vida é um grande jogo, e aqueles que até usam expressões como “vencer na vida”. Apesar de ser arriscada a proposta de haver ganhadores ou perdedores, a comparação com o jogo parece bastante plausível em vários aspectos. Na vida sempre se apresenta um conjunto de regras, de instrumentos, ferramentas, convenções estabelecidas para determinadas situações. Todos esses componentes são menos estáticos na vida do que num jogo de tabuleiro, porém estão presentes em ambos, jogo e vida. Além disso, a busca é sempre pela satisfação, de algo mais ou menos específico. O que podemos comparar ao fato de jogos terem uma finalidade de entretenimento.

O envelhecimento, com frequência, é vivido como a própria fase da velhice. A noção do processo, do próprio percurso da vida se perde em meio a toda urgência com que se impõem às demandas e necessidades do meio em que se vive. E com isso, a fase que se espera como aquela de sabedoria e tranquilidade, por vezes se apresenta como momento em que (enfim) se torna possível tomar consciência de uma série de questões relacionadas a autoestima, imagem, afetividade…

Um instrumento bastante importante na vida que tem a própria finalidade de satisfação, é a arte. Ainda que a arte seja provocativa, contestadora, ela apela aos sentidos. De alguma forma nos gratifica, por uma sensação agradável como observador ou audiência, ou como aquele que produz, o próprio artista, de sentir-se potente, fruitivo.

No envelhecimento é possível observar um desgaste, tanto dos sentidos, que trazem gratificações, quanto da potência. Porém, muitas vezes tal desgaste está mais associado a falta de olhar para esses aspectos da vida, dos afetos, da arte, do que é mobilizador. Voltar a atenção para essas outras ferramentas e instrumentos do jogo pode ser muito rico à medida que amplia o horizonte, num momento da vida em que se supõe não haver mais nada a ampliar.  

O worksho “Jogos Teatrais para Idosos”, visa possibilitar o processo de autoconhecimento permitindo o exercício de habilidades criativas e da espontaneidade através de uma linguagem lúdica, de maneira que fatores importantes para a saúde mental possam ser trabalhados. Entende-se a inegável importância de trabalhar as potências e transformações que a velhice como nova fase de vida apresenta, frente a todas as mudanças sociais e psicológicas que se colocam. Assim o curso “Jogos Teatrais para Idosos” utilizará técnicas específicas dos Jogos Teatrais para o desenvolvimento do trabalho do ator como ferramenta para esta jornada de autoconhecimento.


Workshop: Jogos Teatrais para 60+

Vamos trabalhar as potências e transformações que essa nova fase da vida apresenta?

Os jogos teatrais, ao possibilitarem um processo de autoconhecimento, permitem o exercício da criatividade e da espontaneidade das interações através de uma linguagem lúdica, no workshop utilizaremos técnicas específicas do desenvolvimento do trabalho do ator como ferramenta para esta jornada de autoconhecimento.

Data: Quinta-feira, 27/06

Horário: 14h às 16h30

Valor: R$ 25,00

Inscrição: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/workshop-jogos-teatrais-para-60/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2597 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento