O Envelhecimento Como Um Desafio

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como são acolhidos os velhos brasileiros? O que os idosos podem esperar na área da saúde, habitação, previdência social? Como fazer valer, de fato, a quem tem direito, as políticas enumeradas no Estatuto do Idoso?

Maria Lígia Mathias Pagenotto (texto e foto) *

 

o-envelhecimento-como-um-desafioDiante de uma sociedade que envelhece rapidamente, muitos são os desafios que surgem. Como dar conta de todos?

Com o intuito de abrir para o debate estas questões, as assistentes sociais Marília Viana Berzins e Maria Claudia Moura Borges, lançaram em São Paulo, dia 10/2, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, o livro Políticas Públicas para um País que Envelhece (Editora Martinari).

Organizada por ambas, a obra traz artigos de 16 especialistas em geriatria e gerontologia, os quais apontam “alternativas e caminhos para a consolidação de políticas públicas consistentes que possam prevenir e atender situações de risco, de vulnerabilidade, de fragilidade e exclusão social, visando qualificar a velhice e o processo de envelhecimento”, segundo apresentação das autoras.

O geriatra Alexandre Kalache é o autor do prefácio. Ele nos alerta que, “se o envelhecimento é conquista, não podemos considerá-lo problema social”. Para o médico, ex-consultor para esta questão na Organização das Nações Unidas (ONU), o envelhecimento “somente será um problema se os países, sobretudo os que estão em desenvolvimento e com acelerado processo de envelhecimento, não se preparem para dar condições de vida digna às pessoas envelhecidas”.

Vale lembrar que o segmento idoso é o que mais cresceu no Brasil, nos últimos anos, em comparação a outras faixa etárias.

As políticas existentes, observa Kalache, ainda estão, sua maioria, focadas na ideia de que o Brasil é um país de jovens. É preciso agir rápido. Ao trazer grandes nomes da área analisando o cenário e propondo mudanças, Marília e Maria Claudia estão dando um importante passo para essas transformações.

O livro é material fundamental para pesquisa e conhecimento, e deve ser lido por aqueles que se interessam por uma sociedade mais justa para todos.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3381 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento