O desafio da aposentadoria

O envelhecimento mundial, em especial a aposentadoria, é o assunto abordado na obra “O desafio da aposentadoria”, que apresenta os resultados de uma pesquisa transcultural realizada pela psicóloga Lúcia França com altos executivos de organizações do Brasil e da Nova Zelândia, com relação ao planejamento e ao início do seu processo de aposentadoria.

 

 

o-desafio-da-aposentadoriaEstima-se que em 2050 a população de idosos do planeta será de dois bilhões. E entre as várias questões que tangem o envelhecimento mundial da população a aposentadoria é dos grandes desafios para a sociedade. Especialista em envelhecimento, a psicóloga Lúcia França foi a campo e pesquisou como as pessoas se preparam para este momento tão importante e altamente delicado. O resultado é “O desafio da aposentadoria”, tese de doutorado desenvolvido na universidade de Auckland na Nova Zelândia que serviu de ponto de partida para este livro.

Com uma larga experiência em projetos para a terceira idade Lúcia França mostra como a família e os amigos do pré-aposentado são fundamentais para que o processo flua sem traumas. Além disso a autora explica como a diversificação de atividades faz com que os trabalhadores tenham uma visão positiva da aposentadoria um processo muitas vezes pensado apenas sob o ponto de vista econômico.

A autora joga por terra a crença de que basta que as contas se fechem para que este processo seja bem-sucedido. Ela comprova através da pesquisa que aposentar-se é também uma passagem com forte carga emocional.

O desafio da aposentadoria compara executivos brasileiros e neozelandeses na hora decisiva de deixar o trabalho e iniciar uma nova etapa da vida. O primeiro estudo comparativo das atitudes frente à aposentadoria com altos executivos entre países que apresentam aspectos demográficos culturais e socioeconômicos tão distintos aproxima estas realidades no aspecto do envelhecimento da população: um problema enfrentado nas duas pontas analisadas.

Para a realização da pesquisa foram encaminhados questionários para 4.076 instituições públicas e privadas de grande porte – 874 na Nova Zelândia e 3.202 no Brasil. No total 517 instituições fizeram parte do trabalho que investigou os executivos antes do processo da aposentadoria adotando um enfoque multidimensional.

Ao longo da obra, a autora, além de relatar experiências vividas por ela no que tange ao assunto abordado, também aponta fatores determinantes para o planejamento de uma aposentadoria bem-sucedida, com qualidade. Trata-se, assim, de uma referência conceitual e analítica para aposentados, executivos, trabalhadores que atuam na área e pessoas que desejam se aprofundar no tema em questão.

O resultado desta pesquisa é um guia para todas as pessoas envolvidas no processo de aposentadoria e poderá servir como fonte de consulta tanto para os profissionais liberais que atuam com aposentados como quanto para equipes de recursos humanos para que ajudem os profissionais a se planejarem melhor para este momento da vida.

Autora

Lucia França é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e do Doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO desde julho de 2006. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1978), especialização em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae/SBGG-SP (1989), mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e PhD em Psicologia pela University of Auckland, NZ (2004). Atua em pesquisa e docência na área da Psicologia Social e Psicologia Organizacional e do Trabalho, principalmente com os temas de Gerontologia; Aposentadoria.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2580 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento