O varejista deve aplicar os conceitos do Aging in Market no planejamento de vendas, estrutura da loja e equipe de atendimento aos avós. A recompensa virá na fidelidade, recomendações aos amigos e no valor da compra.
A data já passou, mas vale ficar atento para o próximo ano, pois enquanto o Dia das Crianças não perde sua posição e importância no varejo para o Dia dos Avós, o que já está previsto que aconteça em alguns anos, seguimos acompanhando de perto o que os 60+ têm representado para o consumo.
Depois de cinco anos vivendo e entendendo diariamente o comportamento dos novos 60+, o olhar não deixa passar mais nada. Na avaliação das pesquisas a análise começa de trás para a frente no gráfico de faixa etária. Afinal, além de já responderem por 20% do consumo familiar, os 60+ sempre trazem consigo agradáveis surpresas.
Durante este ano acompanhamos a expectativa de compra para o Dia das Mães e Dia dos Namorados cujos tickets de compra dos seniores foram 26% e 65% superiores respectivamente, que o ticket médio geral. Os dados são da Vitamina Pesquisas e CDL Porto Alegre.
Os novos estudos mostram que os 60+ são bem mais importantes para o varejo do que os empresários imaginam.
Vejam os números do último Dia das Crianças:
A) Enquanto que o ticket geral foi de R$ 241,50, o valor que os 60+ deixaram nas lojas foi de R$ 284,50, 18% maior que o ticket médio, conforme identificado pela Vitamina Pesquisas e o CDL Porto Alegre.
B) Já na pesquisa nacional realizada pelo SPC Brasil com a CNDL, o ticket médio geral foi de R$ 186,92 e o dos clientes seniores (55+) foi de R$ 208,60, ou seja, 12% maior que o ticket médio.
Quando um cliente 60+ entra na sua loja ele espera atenção na medida certa. O varejista deve aplicar os conceitos do Aging in Market no planejamento de vendas, estrutura da loja e a sua equipe de atendimento deve reforçar os pontos para oferecer uma perfeita experiência.
A recompensa virá na fidelidade, recomendações aos amigos e no valor da compra. Acredite.
Foto de destaque: Jose Francisco Fernandez Saura