No dia das crianças, olho nos avós!

No dia das crianças, olho nos avós!

O varejista deve aplicar os conceitos do Aging in Market no planejamento de vendas, estrutura da loja e equipe de atendimento aos avós. A recompensa virá na fidelidade, recomendações aos amigos e no valor da compra.  

 

A data já passou, mas vale ficar atento para o próximo ano, pois enquanto o Dia das Crianças não perde sua posição e importância no varejo para o Dia dos Avós, o que já está previsto que aconteça em alguns anos, seguimos acompanhando de perto o que os 60+ têm representado para o consumo.

Depois de cinco anos vivendo e entendendo diariamente o comportamento dos novos 60+, o olhar não deixa passar mais nada. Na avaliação das pesquisas a análise começa de trás para a frente no gráfico de faixa etária. Afinal, além de já responderem por 20% do consumo familiar, os 60+ sempre trazem consigo agradáveis surpresas.

Durante este ano acompanhamos a expectativa de compra para o Dia das Mães e Dia dos Namorados cujos tickets de compra dos seniores foram 26% e 65% superiores respectivamente, que o ticket médio geral. Os dados são da Vitamina Pesquisas e CDL Porto Alegre.

Os novos estudos mostram que os 60+ são bem mais importantes para o varejo do que os empresários imaginam.

Vejam os números do último Dia das Crianças:

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A) Enquanto que o ticket geral foi de R$ 241,50, o valor que os 60+ deixaram nas lojas foi de R$ 284,50, 18% maior que o ticket médio, conforme identificado pela Vitamina Pesquisas e o CDL Porto Alegre.

B) Já na pesquisa nacional realizada pelo SPC Brasil com a CNDL, o ticket médio geral foi de R$ 186,92 e o dos clientes seniores (55+) foi de R$ 208,60, ou seja, 12% maior que o ticket médio.

Quando um cliente 60+ entra na sua loja ele espera atenção na medida certa. O varejista deve aplicar os conceitos do Aging in Market no planejamento de vendas, estrutura da loja e a sua equipe de atendimento deve reforçar os pontos para oferecer uma perfeita experiência.

A recompensa virá na fidelidade, recomendações aos amigos e no valor da compra. Acredite.

 

Foto de destaque: Jose Francisco Fernandez Saura

Martin Henkel

Publicitário que mergulhou no marketing e branding, trocou o mercado financeiro em 2014 pelo mercado da terceira idade onde fundou a SeniorLab Mercado & Consumo 60+. Criou o conceito Aging in Market e foi co-criador do modelo CX60+ Customer eXperience 60+, ferramenta que tangibiliza os pontos críticos e oportunidade e melhorias na relação de marcas, produtos e serviços com o consumidor sênior. É palestrante sobre o tema mercado e consumo 60+, é curador da Geronto Fair e é um dos criadores do MKT60+ Seminário de Marketing 60+. Idealizou o Top10 60+ SeniorLab by Deezer, uma das maiores plataformas de streaming de música do planeta e que monitora o gosto musical dos 60+ no Brasil e no Mundo. Escreve para revistas, jornais e portais nacionais sobre o tema e é colunista da revista Envelhecer de Portugal. Sempre observador vê o mundo e as relações pela “lente” 60+ e encontra diariamente oportunidades de melhorar a relação do mercado com o segmento de consumo que mais cresce no país. Seu lema é entenda, atenda e conquiste o consumidor 60+. Email: [email protected]

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Publicitário que mergulhou no marketing e branding, trocou o mercado financeiro em 2014 pelo mercado da terceira idade onde fundou a SeniorLab Mercado & Consumo 60+. Criou o conceito Aging in Market e foi co-criador do modelo CX60+ Customer eXperience 60+, ferramenta que tangibiliza os pontos críticos e oportunidade e melhorias na relação de marcas, produtos e serviços com o consumidor sênior. É palestrante sobre o tema mercado e consumo 60+, é curador da Geronto Fair e é um dos criadores do MKT60+ Seminário de Marketing 60+. Idealizou o Top10 60+ SeniorLab by Deezer, uma das maiores plataformas de streaming de música do planeta e que monitora o gosto musical dos 60+ no Brasil e no Mundo. Escreve para revistas, jornais e portais nacionais sobre o tema e é colunista da revista Envelhecer de Portugal. Sempre observador vê o mundo e as relações pela “lente” 60+ e encontra diariamente oportunidades de melhorar a relação do mercado com o segmento de consumo que mais cresce no país. Seu lema é entenda, atenda e conquiste o consumidor 60+. Email: [email protected]

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