“Nascidas em 55” retrata como a mulher se vê aos 60 anos

Exposição traz um recorte da sociedade na Grande São Paulo ao retratar mulheres que fizeram 60 anos em 2015. O resultado é um testemunho da diversidade feminina, do processo de envelhecimento e de como a mulher atual se vê quando chega aos 60 anos.

 

Mais de 400 mulheres que fizeram 60 anos em 2015, desde moradoras do Jardim Europa até uma pedinte que há anos frequenta o mesmo bairro, foram retratadas para o projeto Nascidas em 55 pela fotógrafa Nellie Solitrenick, a fim de abrir o Dia Internacional da Mulher, na Unibes Cultural, em São Paulo.

São donas de casa, domésticas, médicas, dentistas, psicólogas, engenheiras, artistas, ativistas sociais, e muitas outras, entre as quais a apresentadora Silvia Poppovic; a atriz Iara Jamra; a jornalista Célia Bretas Tahan, neta de Cora Coralina; a editora de arte e professora Eliana Paiva, filha de Rubens Paiva (político vítima da ditadura), e a ex-miss Brasil Sandra Guimarães.

O resultado é um testemunho da diversidade da sociedade paulista e brasileira, do processo de envelhecimento e de como a mulher atual se vê quando chega aos 60 anos.

Por essa razão, todas as fotos foram feitas no dia do aniversário ou depois disso. Para Nellie, nascida em 55, o mais importante não era fotografar as mulheres de sua idade, mas mostrar como elas enfrentam a “idosidade”.

“Somos de uma geração que rompeu com os padrões das mães. Somos emancipadas e guerreiras. Mesmo que algumas tenham dedicado a vida ao lar, nosso símbolo é a mudança de comportamento e a adaptação aos novos tempos. Tivemos até que aprender a usar a internet”, afirma a fotógrafa.

Para realizar o projeto, Nellie percorreu 9 mil quilômetros, e visitou 110 bairros na Grande São Paulo, entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2016. Além das fotos, fez uma pesquisa sobre saúde, utilizando conhecimentos adquiridos em cursos recentes.

Serviço
A exposição do projeto Nascidas em 55, estará aberta ao público de 8 de março a 21 de abril em São Paulo, na Unibes Cultural, localizada à Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado do metrô Sumaré, São Paulo), de segunda a sábado, das 10 às 19 horas.

Sobre Nellie Solitrenick
Formada em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP, com cursos livres de fotografia na New School em Nova York (EUA), teve nova formação acadêmica na área de saúde FMU/SP (Enfermagem) em 2013. Em 2014, fez Especialização em Gerontologia no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e, em 2016, Curso de Capacitação ao Estímulo Cognitivo, no Hospital Sírio-Libanês. É autora do capítulo “A assistência de enfermagem ao paciente portador da Doença de Alzheimer e outras demências”, da Editora Rideel. Trabalhou como fotógrafa e editora na Revista Veja, no Jornal O Globo SP, na Revista IstoÉ Gente e na Revista Caras, onde também foi correspondente em Nova York. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=922mthdFum4

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2388 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento