Na viuvez, o que é mais difícil?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Para Addie e Louis, na viuvez o momento mais difícil é a hora de dormir. É quando bate a insônia, vem os pensamentos, lembranças do ente querido…


Addie e Louis são vizinhos de frente, octogenários, se conhecem há mais de 50 anos e vivem noites mal dormidas desde que ficaram sozinhos. No caso deles não é só a viuvez, é a distância dos filhos e filhas, netos e netas. Vivem em verdadeiras casas mal-assombradas. Quando cai a noite o que menos querem é cama. Preferem adormecer diante da tevê, assistindo ao noticiário. Um dia Addie toma uma decisão extremamente delicada, cruza a rua e bate na porta de Louis para fazer uma proposta das mais ousadas: e se passássemos a dormir juntos?

Este é o mote do filme Nossas Noites, de 2017, uma produção da Netflix com dois medalhões do mundo do cinema, nada mais nada menos que Jane Fonda e Robert Redford. O título original é mais poético: Nossas Almas à Noite. Um filme que convida à reflexão.

A ousadia da protagonista aparentemente termina aí e entra em ação o protagonista que terá que lidar com o povo que não faz outra coisa na vida a não ser fofocar. Está no DNA de toda cidade pequena e não tem o que fazer porque se contar que está atravessando a rua apenas para dormir ninguém vai acreditar. Mas é exatamente o que ocorre, a proposta é levada ao pé da letra: ajudar o outro a atravessar a noite. Funciona. Boa conversa, companhia, comida e bebida. As noites se tornam mais amenas, o sono reparador.

Eis que o filho de Addie aparece com o neto e a relação sofre um abalo. Logo a harmonia é restabelecida e quando o neto se vai Louis convida Addie para passar um final de semana em Denver. Bailam, bebem e vivem uma noite de amor muito bem programada. Ela esquece a idade e passa a andar nas nuvens, saltitante e plá. Uma queda nessa idade todos sabemos que pode ser fatal. Mas Addie é dura na queda, passa por cirurgia e se recupera, mas é duramente cobrada pelo filho e acaba sucumbindo ao choque de realidade: minha família é meu filho e meu neto. Vai embora viver suas noites longe de Louis, na companhia do neto. Mas é como se tivesse ficado viúva pela segunda vez. Ele idem. A solução para preencher suas noites vazias vão encontrar na tecnologia. A questão a ser debatida é a seguinte: a internet realmente substitui o ato presencial?

P/S: O casal Jane Fonda e Robert Redford não contracenavam há 40 anos e, em toda a carreira, esta é apenas a quarta vez que trabalham juntos. Só por isso já vale muito a pena assistir ao filme que trata das dificuldades da viuvez, é dirigido pelo indiano Ritech Batra e baseado no romance de Kent Haruf. 

Imagens: Reprodução Netflix


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/sexualidade-e-longevidade-a-essencia-da-maturidade-livro-correios-428p/

   

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 73 postsVeja todos os posts de mariolucena