Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico

Livro orienta familiares e pessoas idosas que buscam encaminhamentos sobre o processo de ingresso em residencial geriátrico.

 

Mudar de endereço para alguns pode ser algo corriqueiro, para outros um momento impensável, e não importa a idade, mudar é sempre um desafio. Seja pela mudança em si, com todas as arrumações, planos e custos, seja pela despedida de um local conhecido para a chegada em um espaço de possibilidades.

Faz algum tempo que filhos, netos e amigos encontram dificuldades com a difícil decisão pela melhor alternativa de cuidados de seus velhos. Entre dúvidas e questionamentos é recorrente a pergunta: chegou a hora de morar em um residencial geriátrico? Foi pensando nesse momento, tão cheio de incertezas, que Michelle Bertóglio Clos escreveu o livro Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico.

Segundo a autora, a obra é direcionada para familiares e pessoas idosas que buscam orientações sobre o processo de ingresso em residenciais geriátricos. O livro inicia contando um pouco do sentido e das motivações para a escrita, na sequência apresenta e contextualiza os residenciais geriátricos e suas diferentes nomenclaturas. Ao longo das páginas, o texto se propõe a ser um diálogo sobre a melhor escolha para cada família e apresenta um passo a passo sobre questões como localização, infraestrutura, rotinas e valores como itens fundamentais durante a pesquisa por opções de residência.

Além disso, Michelle Bertóglio Clos compartilha no livro histórias de pessoas idosas, profissionais e familiares com o objetivo de auxiliar na compreensão de que ir para um residencial geriátrico pode ser apenas uma troca de endereço.

O livro destaca ainda as principais responsabilidades da família e dos residenciais neste acordo de compartilhamento de cuidados. E, por fim, homenageia os idosos que marcaram a trajetória da autora em sua experiência profissional e acadêmica de cuidado a pessoas idosas.

Finalmente, as aberturas de capítulo são ilustradas pelo Sr. Dirceu e Sra. Laudelina Bertógio, avós da autora.

Quem é a autora

Michelle Bertóglio Clos é assistente social, com especialização em psicopedagogia institucional, mestrado em Educação pela UFRGS e doutorado em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. É fundadora e diretora técnica da Senescentis – Longevidade e Qualidade de vida. Também é professora universitária, e desenvolve pesquisas e atividades em instituições de longa permanência para idosos desde 2005, a maior parte relacionadas ao processo de adaptação de idosos a estes ambientes e aos cuidados em fim de vida.

Serviço

Livro e-book: Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico.

Autoria: Michelle Bertóglio Clos

Disponível para compra nas livrarias Saraiva e Cultura.

Versão impressa pode ser adquirida pelo site www.senescentis.com.br

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2454 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento