MPCE prestigia inauguração do 1° Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas no Ceará

O primeiro Centro-Dia para idosos da Prefeitura de Fortaleza é um marco na transformação da política municipal do atendimento ao idoso.

MPCE (*)

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participou da inauguração do 1° Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas Fortaleza, equipamento da Prefeitura Municipal localizado na Barra do Ceará, ocorrido no dia 31/01. Pelo MPCE, estiveram presentes os promotores de Justiça Hugo Porto e  Magda Kate.

Segundo a promotora de Justiça Magda Kate, “o primeiro Centro-Dia para idosos da Prefeitura de Fortaleza é um marco na transformação da política municipal do atendimento ao idoso. Temos agora um equipamento específico para o atendimento da população idosa que lhe garantirá maior dignidade, inserção na sociedade e atividades de lazer e entretenimento. A nossa expectativa é de que equipamentos como esse sejam instalados pelo município de Fortaleza em toda a cidade, atendendo à população que dela necessita em razão de situação de vulnerabilidade social ou familiar que possam estar vivenciando”, disse.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o equipamento possibilitará o atendimento especializado e diversas atividades para o bem-estar e desenvolvimento de idosos da Capital. “Este será um centro de referência com equipe multiprofissional com psicólogos, terapeutas ocupacionais e múltiplas atividades, como esporte, qualificação profissional, dança, acolhimento e aconselhamento”, afirmou o gestor. Ele destacou, ainda, a importância do MP e do trabalho das Promotorias do Idoso e a sensibilidade da instituição com o tema.

O Centro-Dia funcionará de segunda-feira a sexta-feira, em dois turnos (manhã e tarde) com mais de 15 profissionais interdisciplinares. A meta é atender 60 idosos diariamente (30 por turno), de ambos os sexos, que estejam em situação de pobreza, isolamento social e outras vulnerabilidades. O prefeito declarou, ainda, que o espaço poderá ter suas atividades ampliadas. “Nossa ideia é migrar para internamento também. Queremos que, em 12 meses, possamos abrir uma Instituição de Longa Permanência para o Idoso (ILPI)”, disse.

(*) Matéria reproduzida do site do Ministério Público do Ceará. Fotos: divulgação. O Centro-dia está localizado  na Rua Dr. José Roberto Sales, 830 – Barra do Ceará.

 

AMPID

AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

ampid escreveu 13 postsVeja todos os posts de ampid