Microsoft recolhe vozes de idosos portugueses

Tempo de Leitura: < 1 minutos

É um projecto da Microsoft que está a recolher vozes de portugueses com mais de 60 anos. A ideia é usar essas vozes para formar um padrão que depois será aplicado em sistemas que usam o reconhecimento de voz.


Portugal – Ter mais de 60 anos, falar português e viver em território nacional. São as três condições para doar a voz. É uma campanha para recolher a fala dos seniores portugueses. A ideia é juntar as vozes e formar um modelo em laboratório que depois é usado no reconhecimento da voz em português.

Daniela Braga, a directora de projectos de tecnologia da fala da Microsoft, explica que a voz muda ao longo da vida e por isso, é preciso construir uma voz padrão dos portugueses com mais de 60 anos.

A voz padrão vai ser aplicada em sistemas de assistência aos idosos, por exemplo, para marcar uma consulta ou dar instruções online. O sistema está a dar os primeiros passos, mas pode ter aplicações práticas no final de 2011.

Daniela Braga admite que numa primeira fase, não vai haver muitos idosos a aderir ao projecto e por isso, foram feitas parcerias com a Santa Casa da Misericórdia e duas unidades de saúde.

Um projecto a olhar para o futuro, contando que em 2050, cerca de um quarto da população terá mais de 60 anos.

Fonte: Disponível Aqui, 21 Julho 2010.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento