Michael Higgins: mais que liderança, uma esperança à cultura do envelhecimento

Tempo de Leitura: 3 minutos

Higgins aparece como protagonista em uma sociedade onde o velho é totalmente desvalorizado e estigmatizado. Ele exala carisma e nos traz mensagem de esperança.


Em meio a tantas notícias sobre a desvalorização do idoso, a tanto caos e retrocessos políticos, hoje venho aqui falar sobre o presidente da Irlanda, um homem de 77 anos que tem conquistado nos últimos anos o coração, não apenas dos irlandeses, como também de muitos estrangeiros. Na Irlanda, assim como em outros países da Europa, diferentemente do Brasil, o presidente tem um papel mais parecido de um conselheiro político.

Quem de fato governa o país é o primeiro ministro, porém, Michael Daniel Higgins (presidente da Irlanda desde novembro de 2011 com recorde de votos no país), vem se destacando em noticiários durante esse tempo de pandemia por motivos particulares. A situação mais recente foi no dia 8 de março, em que Higgins participava de uma de suas reuniões e houve uma “invasão” de um de seus cachorros no local onde ele estava. Uma cena totalmente inusitada e registrada por fotografias mostra o presidente recebendo Bród, seu cachorro, acariciando-o sem interrupções, enquanto simultaneamente começava uma apresentação musical (em homenagem ao dia Internacional das Mulheres) tornando o momento especial e “fofo” como muitos declararam em suas redes sociais.

Quem é Michael Daniel Higgins

Michael Daniel Higgins nasceu em 18 de abril de 1941 na cidade de Limerick, antes de sua vida política Higgins formou-se em sociologia pela Universidade de Galway, tornou-se radialista e poeta. Sua história na política começou no ano de 1973, mas aos 23 anos já era Presidente da União Estudantil e envolvido em questões comunitárias. Foi presidente do Partido Trabalhista da Irlanda até que ganhou a eleição presidencial.

Desde então Higgins tem se mostrado um presidente popular; aparece em fotos enfrentando filas no banco como qualquer pessoa, demonstra amor pelos animais, quase sempre aparece em fotos ao lado de seus cachorros, além do carisma que “derrete” o coração do povo irlandês e de muitos intercambistas.

Qual a mensagem que Higgins transmite ao mundo?

Em um momento em que a cobertura de notícias enfatiza a todo  momento que os idosos correm um risco muito maior em relação a pandemia por estarem dentro do grupo de risco do COVID 19, descrevendo essa população como uma minoria passiva e vulnerável, e assim reforçando a ideia de que os idosos são um fardo para a sociedade e, mais especificamente, ao sistema de saúde; Higgins aparece como uma figura real em que o idoso se torna protagonista em uma sociedade onde o velho é totalmente desvalorizado e estigmatizado. O presidente exala carisma entre o povo, sempre com um sorriso no rosto, esbanjando simplicidade e competência, nos trazendo uma mensagem de esperança.

Esperança pelo reconhecimento que o povo irlandês tem em relação à Higgins, esperança pelo carinho e respeito que o presidente conquistou dentro e fora do país, esperança por vermos o mandato de um velho nos mostrando que é possível quebrar tabus com competência, seriedade, mas também com uma dose de ternura e carisma, esperança de que exemplos como de Higgins, figura real fora de filmes e séries fictícios com temáticas sobre envelhecimento, possa se tornar inspiração e mudanças em uma sociedade enraizada de preconceito e medo… medo do envelhe (“ser”). Por mais lideranças como a de Michael Daniel Higgins!

Aproveito para deixar aqui registrado meu eterno agradecimento (e tenho certeza que falo por muitos brasileiros que moram no país) pela força que Higgins tem fornecido em suas falas ao povo irlandês e também aos estrangeiros, minha eterna gratidão a Michael Daniel Higgins!

“Fique seguro e continue a manter os outros seguros. A crise passará e, fora deste período sombrio, surgirá um período mais brilhante pela frente para todos nós desfrutarmos.” Michael Daniel Higgins em discurso dado aos estudantes no dia 12 de março de 2020.


Ana Beatriz Almeida

Ana Beatriz Almeida

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: ana_bia_09@hotmail.com

anabeatrizalmeida escreveu 12 postsVeja todos os posts de anabeatrizalmeida