Meu livro: ‘Gen Ética: Escolhas que Nossos Avós não Fizeram’

A ideia de escrever esse livro começou há muitos anos. Toda vez que eu vivia uma história complexa no Aconselhamento Genético de famílias com pacientes afetados por doenças genéticas eu pensava, algum dia eu preciso escrever a respeito, registrar isso, compartilhar com não geneticistas o nosso mundo de incertezas, de questionamentos, de emoções.

Mayana Zatz *

gentica-escolhas-que-nossos-avos-nao-faziamMostrar-lhes que ao contrário do que muitos pensam, nem todos os cientistas são aqueles seres frios, imersos nos seus laboratórios, distantes do mundo real, alheios ao sofrimento. E talvez mais do que isso mostrar que se por um lado a ciência tem que ser objetiva e reproduzível a sua aplicação, principalmente na área médica e biológica é recoberta de dúvidas e questionamentos.

Mas é aquela coisa que todos conhecem. Algum dia eu escrevo…. e o dia vai sendo a-dia-do …

Em 2004 quando comecei minhas peregrinações a Brasília para tentar aprovar a lei de biossegurança tive a oportunidade de viajar várias vezes com o Drauzio Varella, que lutava conosco para convencer os nossos parlamentares sobre a importãncia de aprovarmos as pesquisas com células-tronco embrionárias. Contei-lhe algumas das histórias que eu havia vivenciado durante o Aconselhamento Genético de famílias com doenças genéticas e ele me disse enfaticamente: “Por que você não escreve um livro a respeito?” A semente começou então a germinar. Foram mais alguns anos e finalmente nasceu o Gen Ética.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Não vou falar aqui sobre o livro. É claro que quero que vocês o leiam, mas eu não poderia deixar de salientar dois trechos escritos por dois médicos e escritores. Um deles é o próprio Drauzio Varella, não podia deixar de ser. E o outro, o psicanalista Jorge Forbes com quem discuti muitas das situações relatadas no livro.

Drauzio Varella: “A noite em que comecei a ler este livro, quase perdi a hora de levantar. As histórias que ele conta são tão instigantes que fica difícil parar de pensar nelas. Como você verá. O livro nos lembra o tempo todo que por trás de cada teste de paternidade, diagnóstico pré-natal de doença hereditária, escolha seletiva de um embrião ou transplante de células-tronco existem indivíduos, famílias e comunidades perplexas diante do desconhecido, incapazes de tomar decisões racionais e de escolher o caminho mais sensato. O que Mayana Zatz faz neste livro é apresentar os avanços que a genética colocou a nossa disposição, sob a perspectiva das consequências que as informações geradas por eles criarão no espírito humano e na organização da sociedade.”

Jorge Forbes: “Os avanços da genética deixam para trás uma forma de viver e geram problemas de ordem ética que não podem, curiosamente, ser resolvidos geneticamente. É o que faz Mayana Zatz em seu texto. Em linguagem simples, clara, precisa, instigante e até mesmo divertida, ela vai implacavelmente apertando o torniquete nos cérebros dos leitores, convidando docemente a responder questões impossíveis, nas quais ela, sempre na primeria pessoa com a qual escreve, incita o leitor a participar. Como recusar tão perigoso e ao mesmo tempo inevitável convite? Impossível.”

Espero que esses depoimentos os contaminem com o vírus da curiosidade…

Fonte: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4203 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading