“Meu INSS”

Depois de uma autêntica “fila do INSS” para atendimentos não agendados, disseram que não podiam fazer nada… Fica de olho no teu INSS.

Julio Wainer (*)


Você é aposentado? Está em vias de se aposentar? Pretende se aposentar um dia? Então escuta só esta história que está acontecendo comigo. Ontem (2/5) deveria receber minha pensão. Na conta, nada. Fui no aplicativo e lá constava que o valor, reajustado e com 13º, estava sendo pago no… Banco Mercantil em Cáceres (MT)!!! Nem tentei telefonar. Fui a uma agência do INSS. Em greve. Mas me redirecionaram para uma agência em funcionamento, no centro de São Paulo.

Depois de uma autêntica “fila do INSS” para atendimentos não agendados, a mocinha me disse que a agência de recebimento constava, de fato, contava o Banco Mercantil em Cáceres. Que não podiam fazer nada, que eu procurasse o meu banco. Então tá.

Fui ao Bradesco PRIME, pessoalmente (porque, aliás, nem atendem telefone ou whatsapp). A assistente da gerente (a gerente nunca está lá) disse que iria pesquisar, mas achava que não podia fazer nada, pois um banco “puxa” o pagamento para si. No caso, fraude, naturalmente. Mas iria pesquisar.

Hoje a assistente me liga e diz que, de fato, não pode fazer nada, para eu procurar o INSS e o Banco Mercantil de Cáceres. E que está “puxando” de volta meu pagamento para a agência do Bradesco. Mas que pode demorar até 60 dias.

É com uma facilidade que um pagamento voa de um banco para outro, não? Viva a falta de burocracia! (??)

Ligar para o Mercantil? Ora, se nem a agência Bradesco PRIME, da qual sou cliente há 20 anos me atende ao telefone, o Mercantil-Cáceres me atenderia?

Pois é, não atende. Consegui o telefone, mas está inoperante.

No aplicativo não há NADA que se pareça com a denúncia de fraude, ou sequer um caminho seguro de registro da queixa. Mas lá percebo que alguém entrou no meu cadastro e o modificou à vontade. Isso é que é agilidade!

No chat, informações randômicas e uma mui genuína pesquisa de satisfação.

No fone 135 mandam aguardar 5 minutos…4… 4 minutos 3…3…2..2 minutos… “Por Favor, ligue novamente, todos nossos atendentes estão ocupados.”

Numa segunda tentativa, fui atendido. “Vítor” me diz que ele não pode fazer nada, para eu tentar mudar o envio do próximo pagamento pelo “Meu INSS”, pois o sistema está fora do ar.

E que deveria tentar meu ressarcimento indo ao PROCON.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Então tá. PROCON, ótima ideia.

Nem aplicativo, nem chat, nem telefone. PROCON neles.

No final da ligação pedem para que eu avalie o atendimento. O atendimento foi gentil? O atendente foi correto? O tempo foi razoável? O Vítor que me desculpe, mas não posso dar nota boa ao atendimento. Coitado, justo ele que não tem culpa no cartório.

Bom, então é isso: fica de olho no teu INSS.

Mas saiba que isso não vai adiantar nada.

Em tempo
Voltei e fui bem recebido no INSS (“fala com o Diogo” cochichou o guarda). Aparentemente a sangria foi estancada, precisa agora recuperar o perdido, e registrar o ocorrido nos bancos e na ouvidoria. Ainda tive o prazer de cobrar a moça do Bradesco: sou cliente há 20 anos, confiei minha aposentadoria a vocês e não sou avisado quando meu pagamento deixa de chegar??? Hoje, dia 5/6, parece que tudo está sob controle, e que não conseguiram sacar o dinheiro.

(*) Julio Wainer – Trabalha na empresa TVPUC-SP, PUC – SP e Academia Internacional de Cinema. Depoimento reproduzido do https://www.facebook.com/julio.wainer

Foto destaque: reprodução

Desfecho

Atualizado em 14/05/2022, às 12h36


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/estimulacao-cognitiva-aprimoramento/



Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4204 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading