“Memórias de Permanência” mostra pessoas idosas em ILPIs do Ceará

Tempo de Leitura: 3 minutos

As ILPIs são possibilidades de residência e suporte a pessoas idosas, e a exposição se dedica a mostrá-las como lugar de moradia, proteção e cuidado da pessoa idosa.


A Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência” apresenta o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, e se dedica a mostrá-las como lugar de moradia, proteção e cuidado da pessoa idosa. As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. 

Os estigmas associados ao processo de institucionalização devem ser descontruídos e um novo olhar deve ser pautado pela legitimidade e importância dessa modalidade assistencial para a população idosa, uma vez que nem sempre as famílias conseguem ofertar os cuidados necessários ao bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa. Nesse contexto, as ILPIs são possibilidades de residência e suporte a pessoas idosas, cujos cuidados podem ser humanizados e orientados para as necessidades dos residentes.

O Ministério Público do Estado Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAOCIDADANIA) realizou no ano de 2021 diversas ações em prol da saúde do povo cearense, em especial, no caso das atribuições do grupo populacional – pessoas idosas, visitou as Instituições de Longa Permanência de Fortaleza que objetivaram a proteção e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e pretende através desta exposição apresentar novos olhares sobre o cotidiano das pessoas idosas residentes.

A Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência”, em parceria com Associação Cearense pró Idosos – ACEPI, evidencia que por trás de cada Instituição há inúmeras histórias de vida, que vão muito além de um compartilhamento de moradia. Existem muitas histórias por vezes inimagináveis.

O traço comum que alinha as fotografias de momentos do cotidiano das ILPIs desta exposição é a capacidade de apresentar as possibilidades e formas de superar as adversidades do transcurso da vida e transformar os momentos vividos na coletividade em oportunidades para compreender, crescer e transmutar.

Integram a exposição, histórias de vida em fotografias, acervo das ILPIs de diversos municípios do Ceará. Aprecie e conheça os personagens e suas histórias de vida.

Disponibilizamos a relação de ILPIs do Ceará com seus respectivos endereços e contatos, visite-as. Esta exposição é início de uma jornada de novos olhares para as Instituições de Longa Permanência.


AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

ampid escreveu 47 postsVeja todos os posts de ampid

WhatsApp
LinkedIn
Share
Instagram