Melhoria de qualidade que agrega valor – o cuidado de saúde

Trata-se de tradução e adaptação da obra Leading Evidence Informed Value Improvement in Healthcare – A practical guide, de John Ovretveit, que contribui e incentiva a participação de gestores e profissionais de saúde em processos de melhoria da qualidade do cuidado de saúde nos países de língua portuguesa. Relaciona custo e qualidade a mudanças acessíveis nos processos e nos sistemas, baseadas em conhecimento e que devam ser cuidadosamente monitoradas e geridas.

Claudia Travassos, Paulo Sousa e John Ovretveit *

 

Apresentar iniciativas de melhoria de qualidade que estejam, também, associadas a um ganho econômico em sistemas de saúde, que contemple suas diferentes fases, desde a concepção à avaliação, é o tema central do livro “Melhoria de qualidade que agrega valor – o cuidado de saúde”, lançamento do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz).

Os coautores para a versão na língua portuguesa são Claudia Travassos, coordenadora do Proqualis e pesquisadora titular do Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz); e Paulo Sousa, coordenador do Mestrado de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL) e colaborador do Proqualis. O livro busca oferecer vários aspectos relacionados a iniciativas de melhoria de qualidade no cuidado de saúde, a partir da apresentação de evidências cientificas e de relatos de vivência prática.

“O livro é uma adaptação da versão original de John Ovretveit de 2009, cedida pelo autor, que nos fez o convite de organizarmos uma edição em português”, explicam Claudia Travassos e Paulo Sousa. A obra está estruturada em três partes compostas por três capítulos cada.

A primeira parte aborda a identificação e caracterização de áreas e problemas com necessidade de melhoria. A segunda parte tem foco em aspectos de implementação das melhorias e nos fatores que a influenciam como o contexto, a liderança, os incentivos. Por fim, a terceira parte destaca a importância de se medir os resultados das mudanças e como medi-las. Apresenta também meios para garantir a sustentabilidade e a disseminação da melhoria de qualidade que agrega valor.

Assim, o Proqualis através da publicação deste livro, contribui e incentiva a participação de gestores e profissionais de saúde em processos de melhoria da qualidade do cuidado de saúde nos países de língua portuguesa. Relaciona custo e qualidade a mudanças acessíveis nos processos e nos sistemas, baseadas em conhecimento e que devam ser cuidadosamente monitoradas e geridas.

O lançamento do livro inaugura uma nova etapa para o Centro Colaborador com a criação de uma política editorial voltada para a produção de textos sobre qualidade do cuidado e segurança do paciente, que será materializada inicialmente em 3 tipos de publicações: livros, relatórios e guias práticos.

O livro está em formato EPUB, um formato de arquivo digital padrão específico para livros digitais e como todo o conteúdo do portal, disponível em acesso aberto. Seu download para leitura é gratuito e pode ser reproduzido sem fins lucrativos. Esse tipo de arquivo se adapta a diferentes formatos de tela.

Para ter acesso a sua leitura em computadores, sugere-se o programa para EPUB, que pode ser instalado gratuitamente através do link: Disponível Aqui. Normalmente tablets e celulares já possuem programas padrão para leitura neste formato.

Acesse o livro clicando Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2512 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento