Maus tratos contra idosos

Tempo de Leitura: 3 minutos

São 18 milhões de velhinhos vivendo no país atualmente. Destes, 35%, ou seja, três em cada dez, já foram vítimas de humilhação, ameaça, abandono, agressão física, discriminação, exploração financeira e até mesmo abuso sexual. Os dados são da Fundação Perseu Abramo. A pesquisa foi realizada recentemente nas cinco regiões do país.

 

 

A intenção do Repórter Record é fazer uma alerta para esta triste realidade, presente todos os dias, e que passa desapercebido aos olhos da sociedade e das autoridades. Indefesos e sem uma forma eficiente de expressar suas opiniões e denúncias, os idosos acabam silenciosamente vítimas dos abusos. Agressões que inevitavelmente, na maioria das vezes, acabam no esquecimento.

Nossa equipe de reportagem mostra os diversos tipos de maus tratos. As agressões de enfermeiros, enfermeiras e empregadas, pessoas que recebem dinheiro para ministrar cuidados e que, algumas vezes, usam de violência contra seus pacientes. Dão socos, pontapés, puxam os cabelos… As agressões são tantas e tão fortes, que alguns idosos acabam morrendo, vítimas do espancamento. Imagens fortes e impressionantes do limite da crueldade humana.

Com uma câmera escondida, nossos produtores entraram em asilos clandestinos. Flagraram geladeiras vazias, remédios vencidos, velhos mijados e largados. Enquanto nossa câmera flagra o abandono, um paciente do local se aproxima e nos revela: no local, à noite, os idosos são dopados e amarrados no pé da cama. História revoltante que acaba com um final feliz graças às nossas denúncias. O final desta história é surpreendente e será revelada no decorrer do programa.

Flagramos também o abandono de velhinhos pela família. A dor de quem cuidou de seus filhos a vida toda e agora não recebe os mesmos cuidados. A dor de quem lutou a vida inteira para receber uma aposentadoria pequena e, mesmo assim, acaba sendo roubado pelos próprios parentes.

A dor dos velhinhos que não têm onde morar. Vivem nas ruas, pedindo esmolas e em abrigos da prefeitura. Foram completamente esquecidos.

Os assaltos covardes. São os idosos as principais vítimas de assaltantes, já que têm o reflexo lento, são mais fracos e frágeis para reagir. A dura realidade e os flagrantes de quem é assaltado.

Histórias que abalaram o país, cenas que chocam. Flagrantes inéditos do descaso de hospitais públicos. Idosos que não conseguem atendimento após horas e horas na fila. Alguns se desesperam. Gritam, gritam, mas não são ouvidos. Nossas câmeras flagram toda a revolta.

O estatuto do Idoso funciona? O que ele diz? É respeitado? Os idosos conhecem seus direitos? Sabem como lutar por eles? Nossos repórteres foram atrás destas respostas.

Mas nem tudo é desgraça. O Repórter Record também foi atrás de idosos que vivem felizes, são bem cuidados, amados e curtem a vida. A jovialidade de um senhor que arranjou um emprego de menino, e o executa muito bem. Um casal de cabelos brancos que vive apaixonado, em constante Lua de Mel. O concurso de beleza de Velhinhas. Tem até coroa para as misses. E os bailes da terceira idade. Nossos repórteres conferiram de perto toda a vitalidade desses “baladeiros”.

O Programa

O Repórter Record é um programa jornalístico temático e semanal, com reportagens especiais. A atração dedica-se a fazer uma abordagem mais aprofundada sobre assuntos que sejam de interesse dos telespectadores espalhados por todo o Brasil.

A pauta é determinada pelos fatos mais importantes que afetam o país ou o mundo. Pode ser uma denúncia, um crime, descobertas na área da saúde, questões sociais, assuntos polêmicos, alertas à população ou até mesmo uma grande aventura. É uma produção feita com muita qualidade e informação.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3794 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento