Maria Cecília Minayo recebe homenagem pelo Nesp/UnB

Maria Cecília de Souza Minayo, editora científica da revista Ciência & Saúde Coletiva, coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) e ex-presidente da Abrasco, foi homenageada no iníio de outubro (10/10), pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Nesp/UnB) com a inauguração da Sala de Pesquisa em Saúde Cecília Minayo.

NSP

 

Maria-Cecilia-Minayo-recebe-homenagem-pelo-NespUnBNa ocasião, Cecília apresentou um minicurso aos pesquisadores do NESP/UnB sobre Pesquisa Qualitativa em Saúde. Segundo a coordenadora do NESP, Maria Fátima de Sousa, a iniciativa visa não somente homenagear a professora Minayo, mas sobretudo reconhecer sua grande e valiosa produção na revelação de estratégias à produção do conhecimento em pesquisa qualitativa em saúde. “Que a nova geração saiba renovar as linhas do pensamento progressista e em defesa das ciências humanas e sociais, como tem feito Minayo”, destacou Fátima.

Cecilia Minayo é graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências Sociais pela State University of New York, mestre em Antropologia Social pela UFRJ e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Sua experiência na área de Saúde Coletiva dá ênfase aos temas de violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva, saúde e sociedade e avaliação. Em sua trajetória, já orientou 56 alunos de mestrado e doutorado e, até o momento, publicou 113 artigos, 37 livros (como autora e coautora) e 96 capítulos de livros.

Fonte: Boletim Abrasco, publicada em 11/10/2011.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2599 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento