Longevidade e Espiritualidade. Narrativas Autobiográficas

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Espiritualidade, assim como a Longevidade, sempre foi motivo de inquietação. Para a maior parte das pessoas, é preciso acreditar em Alguém ou em Algo! Um sentido para a Vida! No envelhecimento, essa busca por “alguma coisa além” se intensifica?

Este é a temática do último livro de Vera Brandão, resultado de um projeto de pesquisa-formação continuada de profissionais da área gerontológica realizado pelo Grupo de Estudos de Memória – GEM que, desde de seu início em 2001, esteve ligado ao Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A partir das demandas advindas das práticas profissionais dos participantes do grupo GEM surgiram, em 2004, as questões de base que motivaram a pesquisa-piloto, intitulada – Memória Autobiográfica, Envelhecimento e Espiritualidade, cujo processo de formação teórica, entrelaçado com as narrativas colhidas e as reflexões decorrentes foram finalizadas em 2008.

Fomos em busca de respostas para os sentidos maiores da vida humana, processo que se constituiu em espaço de escuta das vozes daqueles que ultrapassaram a faixa dos 70 anos, que agora apresentamos com o título Longevidade e Espiritualidade. Narrativas Autobiográficas, comenta Vera Brandão.

Segundo a autora, esse processo de produção de narrativas pressupôs por parte dos pesquisadores, anteriormente, escutas de si mesmo para depois se abrirem ao Outro, atitude que promoveu a compreensão e a consciência de seu papel acolhedor, com base em uma postura sensível e solidária.

Em depoimento ao Portal do Envelhecimento, Vera Brandão deseja que as narrativas apresentadas no livro permitam desenvolver no leitor instigantes reflexões em busca de novos sentidos para a existência humana, sobretudo em direção à construção de uma vida Bioética mais amorosa e responsável.

O lançamento do livro aconteceu no dia 25 de maio, durante o evento Adh’2011 – São Camilo, que entre 24 a 27 de maio, teve como o tema central – Saúde Brasil 2014: Desafios e Perspectivas – representando uma oportunidade ímpar para se refletir sobre os desafios e perspectivas da saúde na realidade brasileira, considerando questões como: infraestrutura hospitalar, logística, formação de profissionais da saúde, capacitação de funcionários, alimentação, entre outras.

Alguns momentos do lançamento fotografados por Rita Amaral

Longevidade-e-espiritualidade

Profª Leda Moreno (Assessora Editorial do Centro Universitário São Camilo) e Vera Brandão.

Longevidade-e-espiritualidade

Pe. Leo Pessini, Provincial da Província Camiliana Brasileira, ladeado por Maria da Graça, Rita, Vera e Eva (GEM /NEPE- PUCSP).

Longevidade-e-espiritualidade

Da esquerda para direita: Maria da Graça (Gem); Lucy (mestra em Gerontlogia PUCSP e nutricionista São Camilo), Eva (GEM), Vera Silvia (mestra em Gerontologia PUCSP) nutricionista São Camilo, e Vera.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3794 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento