Livro traz atividades que estimulam e divertem

Tempo de Leitura: 3 minutos

Livro recém-lançado traz diversas atividades para se trabalhar com idosos, sós ou em grupo, estimulando-os em todos os sentidos.  Eles vão se apaixonar e desejar cada um ter o seu, personalizado. O livro está com preço especial de lançamento e optando por dois exemplares você ganha 10% de desconto ou 20% a partir de três.


O livro Dinâmicas de Grupo para Idosos é o resultado de 20 anos de pesquisa e 16 de trabalho direto das autoras com idosos em Centro Dia e ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Adriana Souza e Dirce Rodrigues elaboraram este livro com muito carinho para ser uma ferramenta de trabalho nas mãos de profissionais e ao mesmo tempo um passatempo prazeroso nas mãos de uma pessoa idosa.

O livro apresenta 35 atividades, todas testadas no dia a dia. A experiência mostra que a diminuição da velocidade de processamento dos idosos acarreta dificuldade, principalmente na aprendizagem de novas tarefas. As dinâmicas ajudam em todos os sentidos. Mesmo quando aplicadas em grupos compostos por pessoas que já apresentam comprometimentos cognitivos, pois para isso foram adaptadas, para alcançar todos os participantes. De acordo com o perfil do seu grupo, faça os ajustes; um familiar, idem.

Vale ressaltar que, para leigos ou profissionais que iniciam um trabalho, o tempo de realização das dinâmicas não deve ser fixado, podendo até deixar para ser concluído no dia seguinte. O que devem ser breves e claras são as instruções, devendo ser segmentada sempre que possíveis, favorecendo a execução conforme apresentada, tipo: vamos começar assim; agora vamos fazer dessa forma etc.

De uma maneira geral, o livro traz cada atividade bem definida: objetivo; materiais; procedimentos. Para auxiliar, cada dinâmica tem um desenho ilustrativo de página inteira e, no final da publicação, outros tantos que serão utilizados nas dinâmicas, ou seja, você não terá que sair pesquisando por figuras, elas estão todas no livro para serem xerocadas, recortadas e usadas.

Quem trabalha com grupos deve ficar de olho porque uma pessoa idosa pode cair na tentação de pintar ou recortar as páginas do livro, a não ser que cada idoso tenha o seu próprio caderno de atividades, pintar as páginas diretamente pode ser o ideal, mas recortar, não, pois compromete o verso da página e estraga o livro. Quem atua apenas com um familiar, este pode pintar e bordar, porque o livro é um convite à diversão.

No entanto, a partir do momento que for xerocado páginas para uma atividade específica com um grupo, pintar pode ser uma forma da pessoa idosa se familiarizar com os objetos que serão usados na atividade. Além de ser uma atividade incrível, pois os desenhos são muito especiais e feitos pensando nisso, facilitará a execução da atividade em seguida ou pode ser uma atividade complementar, para relaxar.

O livro é especial em todos os sentidos e, com certeza, os participantes vão se apaixonar e desejar cada um ter o seu, personalizado. O que é uma boa ideia. O livro está com preço especial de lançamento e optando por dois exemplares você ganha 10% de desconto ou 20% a partir de três.


Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3754 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento