Livro orienta a cuidar com cuidado

A enfermeira e gerontóloga, Eliana Elvira Pierre Lima dá orientações sobre o cuidado em seu livro recém lançado, intitulado Cuidador de Idosos.

 

O número de pessoas que ultrapassa os 70, 80 e 90 anos só tende a crescer. Muitos bastante saudáveis e outros mais fragilizados, alguns inclusive acamados. Como, nesse processo da vida, compreender o universo da pessoa idosa e prestar assistência adequada?

Foi pensando nisso que a enfermeira e gerontóloga Eliana Elvira Pierre Lima escreveu o livro “Cuidador de idosos: práticas e reflexões do cuidar com cuidado”, prezando pelo conceito da longevidade plena, e tratando a pessoa idosa de forma digna, com carinho e respeito, zelando por sua qualidade de vida. Sua obra traz orientações objetivas e fáceis sobre o que fazer nas situações de emergência em domicílio, apresenta técnicas para a mobilidade do idoso, oferece conteúdo sobre alimentação, higiene e administração adequada de medicamentos, além de abordar temas mais reflexivos, como convívio familiar, direitos e deveres dos idosos, saúde e beleza, espiritualidade e finitude da vida.

O livro é dirigido a todas as pessoas que atuam como cuidadores de idosos, seja trabalhando profissionalmente na área, seja cuidando informalmente de entes queridos, preocupados em proporcionar melhores condições de saúde física, mental e emocional ao idoso, a partir do conhecimento e do amor ao próximo.

Enfim, o livro, lançado recentemente pela Editora Senac São Paulo, aborda, em linguagem simples, aspectos dos cuidados físico, psíquico e social da pessoa idosa. O livro também estimula o leitor a pensar no seu próprio envelhecimento, desconstruindo preconceitos em relação à velhice, discussão pertinente devido ao envelhecimento populacional crescente. de acordo com a autora, “O ser humano ainda é despreparado para reconhecer e lidar com o envelhecimento planejado. Somos formados e moldados a padrões e pela manutenção do jovem”.

“Cuidador de idosos: práticas e reflexões do cuidar com cuidado”, é fruto de três anos de dedicação de Eliana, compilando dados e transferindo sua experiência e vivência para o papel. Assim sua obra une a prática e a teoria dos cuidados diários, dúvidas e inseguranças. A carência de informações sobre como atender e cuidar das necessidades básicas e cotidianas de idosos, em diferentes classes sociais e culturais, serviu como fonte de inspiração para Eliana, que tem ampla experiência em treinamento na formação de cuidadores.

Para a autora, é preciso ter um olhar mais atento, não seguir fórmulas de maneira automática, mas entender as necessidades do idoso de forma singular, no contexto do próprio padrão de vida. “Cuidar com cuidado”, reforça a autora.

Quem é a autora

Eliana Elvira Pierre Lima é enfermeira, formada em 1984 pela Universidade de Guarulhos, licenciada em ciências da saúde. É enfermeira do trabalho, gerontóloga, especialista em cuidados integrativos pela Unifesp e Medicina Tradicional Chinesa. No decorrer de sua formação acadêmica e profissional, colaborou com empresas e implementou projetos especializados em saúde e atendimentos de enfermagem, integrando também equipes multidisciplinares de programas públicos voltados à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade. Com mais de 34 anos de experiência em docência, ministra cursos para a capacitação de profissionais que trabalham com o público idoso e em diferentes áreas da saúde, desenvolvendo treinamentos especializados na área de envelhecimento humano, enfermagem e segurança do trabalho. Também presta assistência em clínica particular e home care, oferecendo atendimentos a partir de práticas integrativas, tendo como foco o público idoso.

Serviço
Cuidador de idosos: práticas e reflexões do cuidar com cuidado
Autoria: Eliana Elvira Pierre Lima
Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 252
Venda na Editora Senac

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2453 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento