Livro aborda o envelhecimento em diversos períodos de nossa história

llivro-aborda-o-envelhecimento-em-diversos-periodos-de-nossa-historiaO livro “Uma História da Longevidade no Brasil”, editora Conexão Nacional, de autoria do professor e historiador Alexandre Hecker, é uma obra inédita sobre a história do envelhecimento no Brasil. Uma história das condições e dos modos de envelhecer é um investimento sobre o campo do desconhecido.

Maria Lígia Pagenotto *

Poeticamente, constitui-se na tentativa mais ousada de elaborar uma declaração universal do direito ao sonho.

Isto porque a mais importante, bela e dramática característica humana é a sua finitude. Tratar do envelhecimento é como dar um balanço geral no desenho concreto e tortuoso desta nossa vida, tão comum a todos, e ao mesmo tempo tão particular a cada um.

É por esta razão que as pesquisas sobre a história do envelhecimento no Brasil podem conduzir a alteração de muitas das ideias inicialmente apoiadas em noções simplificadas ou mesmo em preconceitos arraigados.

A primeira e fundamental das possíveis questões a serem decifradas relaciona-se às seguintes perguntas: qual o limite cronológico para identificar o envelhecimento – aos 40, 50, 60, 70 ou 80 anos de idade? E a resposta preliminar, mas necessária e pertinente, é: o limite sempre foi cambiável no tempo e variável nas circunstâncias históricas.

As diferentes formações sociais experimentadas ao longo dos tempos apresentaram diversas concepções de envelhecimento. Para ficarmos num exemplo próximo e ao mesmo tempo gritante, observemos o próprio Brasil dos últimos 65 anos, isto é, o tempo de vida de nossa “jovem” terceira idade.

Neste espaço de tempo a expectativa de vida pulou de 40 e poucos para 70 e tantos anos. Compreende-se, então, que o conceito de envelhecimento daquele momento não pode ser o mesmo da nossa época.

Cada sociedade tem uma diversa concepção de envelhecimento. É sobre esta aventura costurada em fatos concretos e conceitos a eles alinhavados que trata este trabalho.

O evento de lançamento será seguido por um breve debate sobre o que significa envelhecer nos dias de hoje.

Parte da renda obtida com a venda dos exemplares será destinada ao Instituto Envelhe-Ser – organização com sede em São Bernardo do Campo que tem por finalidade principal fomentar a autonomia da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social. O trabalho da Envelhe-Ser é realizado por meio de diversas frentes de atuação, com foco na questão da moradia, segurança alimentar e apoio socioeconômico.

Livro: Uma História da Longevidade no Brasil

Autor: Alexandre Hecker

Editora: Conexão Nacional

Lançamento: dia 27 de agosto (quinta-feira)

Local: Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509 (metrô Brigadeiro)

Horário: das 18h30 às 21h30

* Maria Lígia Pagenotto é jornalista e mestre em Gerontologia pela PUC-SP. Escreve para Conexão Nacional.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2313 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento