“Ler no Lar” reintegra a população idosa na sociedade

Projeto Ler no Lar envolve idosos moradores de Instituições de Longa Permanência ou Centros Dia de Arcos de Valdevez (Portugal), a partir da estimulação cognitiva da população através da leitura e a criação de uma maior proximidade dos idosos à comunidade e ao mundo exterior, com a realização de visitas coletivas à Biblioteca do município.

 

 

ler-no-lar-reintegra-a-populacao-idosa-na-sociedade‘Ler no lar’ é o título do mais recente projeto da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, que pretende envolver moradores de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do município de Arcos de Valdevez (Portugal), a partir da estimulação cognitiva da população idosa através da leitura e a criação de uma maior proximidade dos idosos à comunidade e ao mundo exterior, com a realização de visitas coletivas à Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo. Aliás, estes são os grandes objetivos do ‘Ler no lar’.

ler-no-lar-reintegra-a-populacao-idosa-na-sociedadeArcos de Valdevez é uma vila raiana portuguesa, histórica, localizada no Distrito de Viana do Castelo, região do Alto Minho, com cerca de 22 mil habitantes. É uma vila rodeada de natureza e banhada pelo Rio Vez, e está inserida no único Parque Nacional do País, o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O projeto “Ler no lar” proporciona aos idosos encontros periódicos com atividades em torno da leitura, além da realização de sessões em cada instituição, onde são concretizados momentos de leitura em voz alta, desenvolvidas atividades de exploração com jogos, dramatizações, debates e testemunhos.

A adesão ao projeto é gratuita, tanto para as instituições quanto para os residentes.

Até o momento, de acordo com informações do Portal Oficial do município, as pessoas e instituições participantes têm acolhido com entusiasmo esta atividade, que reintegra a população idosa na sociedade precisamente por meio da leitura.

ler-no-lar-reintegra-a-populacao-idosa-na-sociedadeLeitura na infância

O município também conta com outro projeto de incentivo à leitura na infância chamado “Conheces a Boneca Bruna?” Trata-se de uma boneca de pano que a educadora Carla Marciana usa diariamente desde 2007 para a acompanhar na leitura nos Jardins de Infância, dando cumprimento ao Plano Nacional de Leitura no município.

Segundo informações do Portal Oficial do município de Arcos de Valdevez, todos os anos é elaborado um plano de atividades, que inclui visitas aos jardins de infância e à biblioteca, onde são desenvolvidas atividades em torno da leitura, como contar, ler, dramatizar, explorar uma história, entre outras.

Referências

Arcos de Valdevez, Portal Oficial. Biblioteca Municipal promove leitura em lares e centros sociais de Arcos de Valdevez. Disponível Aqui. Acesso em 07/01/2015.

Arcos de Valdevez, Portal Oficial. Arcos de Valdevez incentiva leitura nos jardins infância. Disponível Aqui. Acesso em 13/01/2015.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2612 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento