Lançamento: “60+ Direitos, Desafios e Perspectivas”

Tempo de Leitura: 3 minutos

Coletânea recém-lançada amplia o debate sobre a qualidade de vida após os 60 e, como diz o título, encara desafios, perspectivas e direitos das pessoas idosas.


O livro 60+ Direitos, Desafios e Perspectivas traz temas que merecem profundas reflexões. Na visão do médico geriatra Newton Luiz Terra, trata-se de uma coletânea sobre a questão social do envelhecimento, diretivas antecipadas de vontade, vulnerabilidade social, violência institucional, cuidados, saúde pública em instituições de longa permanência, percepção do idoso sobre o envelhecimento, incontinência urinária e sintomas depressivos, saúde mental, sexualidade, cognição, quedas, nutrição, Doença de Alzheimer, cuidados paliativos, atividade física, repercussões do distanciamento social em tempo de pandemia, entre outros.

É enorme o desafio da gerontologia moderna em propiciar as melhores condições a esse contingente humano, que hoje tem vida mais longa, para não ser apenas extensa, mas desfrutada e intensa. Cada época tem o seu tema, que se encontra em primeiro plano nas preocupações humanas e reflete problemas. O livro chega no momento certo. A sociedade enfrenta vários desafios para se ajustar diante da imensidão de pessoas que envelhecem. Segmento novo ao qual se exige proporcionar saúde, educação, trabalho, segurança, participação, autonomia, independência, cultura, lazer, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária. Espera-se a oferta dos recursos indispensáveis que facilite a vida desta população e, assim, poder participar e desfrutar da sociedade em que vive.

Os artigos escritos por diversos autores, com profundo conhecimento sobre temas relacionados ao envelhecimento humano contidos no livro 60+ Direitos, Desafios e Perspectivas, destinam-se a todos os profissionais que lidam com idosos e à comunidade em geral. Com absoluta certeza será extremamente útil para todos os que se preocupam com o inexorável processo de envelhecimento e que desejam que ele seja bem-sucedido.

Os organizadores da coletânea, Michelle Bertóglio Clos, Andréa Fontoura e Luís Paulo P. Andreazza, acreditam que envelhecer é um direito, um desafio e um horizonte a ser mirado. Uniram forças para realizar este trabalho a Senescentis – empresa com referência em longevidade e qualidade de vida, e que se consolida na assessoria a políticas públicas voltadas ao envelhecimento e produção de conteúdos educacionais, e a Especialize Cursos de Qualificação, que atua na promoção de cursos multidisciplinares.

Por meio da coletânea o desejo é ampliar o debate sobre a qualidade de vida e, como diz o título, encarar desafios, perspectivas e direitos das pessoas idosas.

A obra reúne artigos enfocando o direito da pessoa idosa e sua violação na primeira parte. Direitos reconhecidos no ordenamento jurídico cuja efetivação é imprescindível em razão das necessidades peculiares decorrentes da idade; na segunda parte são abordadas questões relacionadas aos cuidadores de idosos e à política de cuidados desde a regulamentação da profissão à capacitação dos profissionais para atuar no ambiente domiciliar e nas instituições; a terceira parte destaca os desafios relacionados à saúde da pessoa idosa, considerando a questão da finitude, cuidados paliativos e morte; e a quarta parte traz relatos de experiências sobre a saúde do idoso e cuidadores, temas contemporâneos e significativos que irão ajudar no dia a dia de profissionais e familiares.

Serviço
Livro 60+ Direitos, Desafios e Perspectivas”
Organizadores: Michelle Bertóglio Clos, Andréa Fontoura e Luís Paulo P. Andreazza
Editora: Portal Edições
Ano da edição: 2021
Número de páginas: 430
ISBN: 978-65-990188-9-3


Sindromes geriatricas
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/aprofundamento-sg/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3788 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento