Junho Violeta contra a violência à pessoa idosa

Tempo de Leitura: 4 minutos

Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa. Tem a finalidade de repudiar todo ato de violência e denunciar os casos.

COMID(*)


Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no próximo dia 15, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid), lançou a campanha “Janela pela Vida das Pessoas Idosas”. A ação também tem a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), dentro do mês “Junho Violeta”.

“O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. Destaco que o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa. Bem como a importância de denunciar os casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar”, disse a presidente do Comid, Germania Maria Freire de Menezes.

Lives

A coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, Penha Norbim, afirmou que “neste mês de junho, nas lives dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, constituídos pelos CCTIs, Nispis e grupos, nossos educadores sociais estão usando máscaras e laços roxos alusivos à temática e mencionando sobre o dia 15 de junho. Nesse dia, pedimos que todas as pessoas coloquem um pano roxo ou branco em suas janelas como simbologia contra toda e qualquer forma de violação de direitos. Também faremos dois vídeos alusivos à data”.

Proteção

A secretaria de Assistência Social em exercício, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira, explicounque a “Semas, através dos Creas, faz o acompanhamento de pessoas idosas que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, econômica, afastamento do convívio familiar, abandono, negligência e autonegligência. Não devemos nos calar. Temos sim que denunciar, não é só um ato de amor e cuidado, como também de proteção aos direitos desses idosos”.

Prevenção

O presidente do CMDH, Fabiano Augusto Ferreira Soares, afirmou que o Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) “deliberou por articular uma parte das atividades da programação com os equipamentos da juventude, considerando que o grande índice de violência contra a pessoa idosa acontece dentro do ambiente familiar, provocada por jovens. O CMDH quer prevenir a violação contra a pessoa idosa, uma vez que ela é a maior violadora desse público”.

Dados de Vitória

No período de 1º de janeiro a 29 de maio de 2020, foram registrados 338 casos. As principais violações presentes entre os idosos acompanhados registradas pelo Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (Sead) de Vitória são:

  • Negligência ou abandono por familiares ou pelos responsáveis: 100 casos
  • Violência patrimonial/financeira: 68 casos
  • Agressão verbal e ameaça: 54 casos
  • Ambiente familiar violento/Conflito familiar: 47 casos
  • Recusa de auxílio, refúgio ou orientação: 25 casos
  • Espancamento/agressão física: 12 casos
  • Omissão no cuidado com alimentação e higiene: 12 casos
  • Agressão à autoestima: 10 casos
  • Convívio com dependentes de substâncias entorpecentes: 10 casos

Importante destacar que um mesmo idoso pode ter sofrido mais de uma violação.

Canais de denúncia
Fala Vitória 156
Direitos Humanos (Disque 100)

Programação do dia 15 do Junho Violeta

Segunda (15)
8h – Campanha Janela pela Vida das Pessoas Idosas: Coloque um pano roxo ou branco na janela contra a violência (Divulgação site da Prefeitura de Vitória e grupos de Whatsapp)

8h30 – Vídeo institucional do Comid alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (em link a ser publicado no site da Prefeitura de Vitória)

13h – Vídeo “Mesmo de máscara, não se cale” – Produção SCFV (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

15h – Vídeo “Violência contra a pessoa idosa é crime. Não se cale!” – Produção SEAD/CREAS (Divulgação grupos de Whatsapp)

17h – Casa da Juventude
Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”
Convidada: Fabíola Calazans – Coordenadora Geral dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS
Mediadora: Elionice Fagundes (Instagram @odomodevitoria)

18h – Núcleo Afro Odomodê
Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar”
Convidado: Representante da OAB-ES
Mediador: Ludovico Muniz (Instagram @odomodevitoria).

(*) COMID – Conselho Municipal do Idoso de Vitória, por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


mediação familiar

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3436 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento