Intergeracionalidade, seus desafios e oportunidades em debate

A I Jornada Interdisciplinar em Envelhecimento a ser realizada em São Paulo, no próximo dia 24 de março, discutirá a intergeracionalidade: seus projetos, programas, políticas públicas que possibilitem a promoção de relações intergeracionais entre os diversos segmentos. Inscrições estão abertas.

 

“Envelhecer no Brasil e suas diversidades” será tema de abertura da I Jornada Interdisciplinar em Envelhecimento, que traz como tema central a Intergeracionalidade: desafios e oportunidades. O evento será realizado no dia 24 de março de 2018, no horário das 8 às 17h30, no Hotel Mercure – Jardins, em São Paulo.

O evento tem como principal objetivo discutir sobre projetos, programas, políticas públicas que possibilitem a promoção de relações intergeracionais entre os diversos segmentos. Afinal, a relação entre gerações propicia trocas de vivências, conhecimentos, estabelecimento de vínculos e um entendimento do processo de envelhecer. Ações que permitem idealizar uma sociedade baseada no respeito e na tolerância, buscando uma integração entre gerações.

A I Jornada Interdisciplinar em Envelhecimento pretende promover uma reflexão sobre o tema proposto em seus diversos segmentos, os quais, perpassam em discussões sobre o restabelecimento de vínculos sociais, fortalecimento de políticas públicas, elaboração e efetivação de programas e projetos para que se possa então praticar ações intergeracionais, concepção que propicia não somente a ruptura de preconceitos sociais, como a melhora da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos.

É nessa perspectiva que o desafio de desmistificar a imagem da pessoa idosa se apresenta. Segundo as organizadoras do evento, o processo de envelhecimento não está atrelado necessariamente a doenças e dependência, que é possível envelhecer com saúde, autonomia e capacidade para desenvolver seu papel na sociedade. Assim sendo, é primordial que haja oportunidades para a população idosa, não apenas no futuro, mas no agora.

A organização parte do princípio de que o fenômeno do envelhecimento populacional nos remete a significativas transformações nas relações sociais, que nos possibilitam refletir sobre a importância de convivermos respeitosamente, e o interesse em aprendermos uns com os outros.

Além do tema de abertura, Envelhecer no Brasil e suas diversidades, o evento abordará os seguintes: Relações intergeracionais: como se dão, As questões de trabalho na velhice, Avosidade: A nova geração de avós, A Importância da comunicação, Educação no processo de envelhecimento e Intergeracionalidade: experiências exitosas em serviços.

Palestrantes
Entre os convidados, estão Maisa Kairalla (geriatra – Presidente Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SP), Naira Dutra Lemos, Lilian Liang (Revista Aptare), Marcela T. Lazarini (Assistente Social – InterAção), José Carlos Ferrigno (Psicólogo – PUC / HIAE), Ana Cristina P. de O. Aguiar (Psicóloga – Coordenadora da Pós-Graduação do Hospital Israelita Albert Einstein), Valmari C. Aranha (Psicóloga – Centro Universitário São Camilo), Manuela Barral (Psicóloga – PUC SP / UNIFESP), Ruth G. C. Lopes (Psicóloga – PUC SP), Simone Affonso (Fonoaudióloga – AME Idoso Sudeste), Melissa Marques Pereira (Fonoaudióloga – FonoCorp), Flávia K. Fonte (Nutricionista – InterAção), Beth H. J. Hong (Médica – PUC SP), Karina Mauro Dib (Enfermeira), Rosa Yuka Sato Chubaci (Coordenadora do Bacharelado em Gerontologia da USP), Morris Litvak (Engenheiro de Software – MaturiJobs), Neide Alessandra S. Périgo (GEPROS | Gerência de Estudos e Programas Sociais – SESC) e Ana Paula Maeda (Gestora de Gerontologia – CRI

Quem promove
A instituição promotora do evento é a InterAção – Projetos & Consultoria, formada por um grupo de profissionais especializadas em Envelhecimento com a missão de disseminar o conhecimento buscando proporcionar um envelhecer saudável no âmbito biopsicossocial.

Público
Para se discutir a respeito da Intergeracionalidade, a I Jornada Interdisciplinar em Envelhecimento, pretende reunir um público intergeracional, com a presença de profissionais da saúde, assistência social, educação, empreendedores e demais pessoas interessadas na temática, em prol da promoção de uma sociedade mais justa para todos.

Informações
Para maiores informações e inscrições acesse: www.empresainteracao.com/i-jornada
Acompanhe: www.facebook.com/InterAcaoProjetosConsultoria

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento